Durante o lançamento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, nesta quarta-feira (16), quem tomou conta das redes sociais foi o Zé Gotinha. Um dos únicos participantes que usava máscara no evento, o personagem das campanhas de vacinação infantil contra poliomielite deu o que falar após supostamente se esquivar de um aperto de mão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Ao cumprimentar algumas das pessoas presentes, Bolsonaro se aproximou do mascote e estendeu a mão para dar um aperto. O personagem, porém, não retribuiu o cumprimento, e só fez um sinal de “joinha” no lugar. O presidente, então, deu um tapinha nas costas do mascote e posou para uma foto com ele.

https://youtu.be/Xw5mhrGyGKI

A atitude do personagem que protagoniza campanhas de vacinação no Brasil não demorou para viralizar nas redes sociais, fazendo ele até ser chamado de herói. “O Zé Gotinha é um ícone e representa mais a saúde do que o próprio presidente, a prova disso é ele de máscara e sem pegar na mão de ninguém”, comentou um internauta. “Dá pra colocar o Zé Gotinha como ministro da saúde?”, brincou outro usuário do Twitter.

Além de desviar do cumprimento, o personagem era um dos únicos que usava máscara, adereço que evita a transmissão da Covid-19 e que tem sido dispensado por muitos na sede do Governo Federal. Mesmo em um evento com dezenas de pessoas, nem todos se protegeram com o item, e a orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) de evitar apertos de mão também não foi cumprida pela maioria dos presentes.

Artigo anteriorConheça Bruna Lopes, primeira mulher trans do Bonde das Maravilhas
Próximo artigoIrmãos emocionam ao pedir brinquedos e roupas usadas em cartinha: ‘Não passar o Natal em branco’