Quase 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.  No estado do Amazonas, 594 tomaram essas vacinas, sendo 86 só em Manaus. A matéria é da Folha de S. Paulo.

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.

 

Confira alguns dos locais onde foram aplicadas as vacinas em Manaus, veja mais aqui

A campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá, reduto eleitoral de Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. A cidade paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade (primeira dose em todos os casos).

Depois aparecem Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses.

Além disso, outras 114 mil doses da vacina AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram. Não está claro se foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas.

Confira na sua carteira de vacinação se você recebeu dose da AstraZeneca de um desses oito lotes. Veja também se foi depois da data de validade.

 

Créditos: Blog do Mário Adolfo

 

Artigo anteriorCaso Covaxin: PGR pede abertura de inquérito para investigar Bolsonaro por prevaricação
Próximo artigoOAB fará reunião para avaliar pedido de impeachment