Um acidente com um ônibus de turismo na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, deixou ao menos 14 mortos, na manhã desta segunda-feira (25), segundo o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). Até o início desta tarde, foram registradas 57 vitimas, incluindo os óbitos e pessoas em situação grave, que estão sendo hospitalizadas no Paraná e em Santa Catarina. Além dos passageiros, também estavam no veículo dois motoristas.

O acidente aconteceu por volta das 8h30 na BR-376, sentido sul, na altura do Km 668, próximo à Curva da Santa, como o trecho é conhecido na região. “O tombamento do ônibus aconteceu próximo de uma ponte. Ele saiu da pista e tombou próximo a uma ribanceira, mas não chegou a tombar totalmente para baixo da ribanceira”, informou Leonardo Andri, piloto da BPMOA que está atendendo no local, através de áudio divulgado pela corporação.

Além dos 14 óbitos confirmados, a polícia – até às 12h – tinha conseguido contabilizar a gravidade dos ferimentos de 32 vítimas: sete em estado grave, seis com feridas moderadas e 19 com machucados leves. Todas as vítimas já foram encaminhadas a hospitais da região. As mais graves foram transportadas via aeronave para o hospital Cajuru, em Curitiba, capital do Paraná, e ao hospital São José, em Joinville, Norte catarinense.

Já as vítimas leves e moderadas foram encaminhadas por ambulâncias a hospitais em Garuva, no Nordeste de Santa Catarina, e em Joinville. “Várias equipes estão trabalhando para socorrer as vítimas ainda. As equipes de Santa Catarina estão levando para Joinville algumas vítimas pra tentar socorrer o máximo de pessoas possível. Estão hospitalizando várias vítimas graves”, informou ao BHAZ o tenente Maikon Venâncio Correado, porta-voz do batalhão.

“Nós estamos realizando o atendimento em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a concessionária responsável pela via. Estamos com duas equipes do batalhão da Polícia Militar, dois helicópteros com equipe médica completa, mais aeronaves de Santa Catarina”, continuou.

No local, além do Samu, da concessionária e dos bombeiros – que forneceram recursos como caminhões de combate a incêndio, viaturas de busca e salvamento e aeronaves -, também estão presentes a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil e Científica e o IML (Instituto Médico Legal) do Paraná. Órgãos de Santa Catarina também ajudam na operação.

O ônibus tinha placa de Belém, no Pará, saiu de Ananindeua (PA) e tinha como destino Balneário Camboriú (SC).

Trânsito

De acordo com a concessionária da via, Arteris Litoral Sul, por volta das 13h já registravam-se 21 quilômetros de retenção, sem previsão para liberação total da via. No km 668, a faixa esquerda foi liberada e as faixas central e direita seguem interditadas. A pista foi liberada no km 662, em Guaratuba, no sentido Santa Catarina da BR-376.

Artigo anteriorMédia de apoio a Bolsonaro só supera índice de Dilma
Próximo artigoCom Covid-19, bebê de dois meses consegue transferência a Manaus após ação da Defensoria