PETROLINA – Um avião da Gol que decolou de Juazeiro do Norte, no Ceará, com destino a Guarulhos, em São Paulo, precisou fazer um pouso de emergência, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, após apresentar falha em um de seus dois motores. O Boeing 737-800, registrado com o prefixo PR-GXM, transportava 182 pessoas.

A aeronave decolou na última sexta-feira (31), véspera de Réveillon, às 17h07. Logo durante a subida, o piloto identificou que o motor direito não estava funcionando e entrou em contato com a base aérea para relatar o problema e pedir ajuda para desviar a rota.

No áudio que registrou a conversa de um dos pilotos com o controle de tráfego aéreo, é possível ouvir o alarme soar na cabine de comando e, logo depois, o piloto diz: “Pan-pan, pan-pan, pan-pan”. A expressão, quando repetida, significa que a tripulação anunciou uma situação de emergência. O piloto disse que havia baterias de lítio e material biológico.

Apesar da capacidade da aeronave de seguir em monomotor, o piloto informou que realizaria o pouso e que o motor foi desligado, obedecendo ao procedimento padrão. Por medida de precaução, solicitou apoio do Corpo de Bombeiros e assistência médica. Às 17h47 a aeronave fez um pouso seguro no Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina.

Restos de detritos causados pela quebra das lâminas giratórias de dentro do motor ficaram visíveis.

Artigo anteriorAdolescente tem pé decepado após assaltar e tentar atirar em mulher; veja o vídeo
Próximo artigoBrasileiro é o primeiro paciente a receber remédio da Pfizer contra Covid em Israel