Brasil – As Américas tiveram um aumento de 17% nos casos de Covid-19 e as mortes cresceram na América do Sul e na América Central na última semana, afirmou a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Carissa Etienne, em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (16).

“Toda vez que nos tornamos complacentes com esse vírus, corremos o risco de um ressurgimento. Não podemos baixar a guarda”, disse ela.

Os casos de gripe sazonal também estão aumentando, após dois anos de atividade abaixo da média, segundo Carissa.

Depois de alguns anos de menor transmissão sazonal, as infecções por vírus sincicial respiratório (VSR) aumentaram significativamente, pressionando os sistemas de saúde de Brasil, Uruguai, México e Estados Unidos, disse a Opas.

“Múltiplas infecções respiratórias em ascensão ao mesmo tempo devem nos colocar em alerta”, declarou Etienne.

Alta de casos no Brasil

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar, no domingo (13), a utilização de máscaras devido ao avanço da Covid-19, principalmente pela circulação da sublinhagem BQ.1.

Na semana epidemiológica entre 6 e 11 de novembro, foram notificados 57.825 casos e 314 mortes causadas pelo coronavírus. A média móvel dos últimos sete dias ficou em 8.448 diagnósticos diários, representando um aumento de 120% em relação à semana anterior, com 3.834.

Já a média móvel de óbitos foi de 46, um acréscimo de 28% se comparado com a última semana, com 36.

Via: CNN

 

Artigo anteriorPrefeito David Almeida afirma que cidade está à disposição para sediar COP30
Próximo artigoUber vai permitir pagar para furar fila e preocupa usuários