Manaus – O prefeito de Manaus, Davi Almeida (Avante-AM), afirmou à CNN que a cidade está à disposição para sediar a COP30 em 2025, após anúncio do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva durante a edição deste ano da Conferência do Clima, no Egito.

O anúncio abre disputa entre Amazonas e Pará pela escolha do lugar que irá receber o evento internacional, caso o Brasil convença os organizadores da COP.

Atualmente, Manaus desenvolve projetos como plano municipal de mudanças climáticas, IPTU Verde e revitalização de microbacia com apoio do Banco Mundial.

Almeida apoiou a eleição de Jair Bolsonaro e ainda não teve contato com a equipe do governo eleito. Auxiliares do prefeito defendem que, passadas as eleições, não há empecilho na relação do município com o governo federal. Um dos argumentos é de, como capital do Amazonas, Manaus deveria ter a importância reconhecida. O governador do estado, Wilson Lima, também fez campanha para Bolsonaro.

Enquanto isso, o governador paraense Helder Barbalho (MDB-PA) está na comitiva de autoridades brasileiras que estão na Conferência do Clima e também tem manifestado interesse no evento em solo brasileiro.

A cidade ou cidades escolhidas, além da visibilidade internacional, podem atrair investimentos na área ambiental.

Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro mandou o então ministro de Relações Exteriores Ernesto Araújo cancelar a realização da COP25 que aconteceria no Brasil. Na ocasião, Bolsonaro argumentou que havia restrições orçamentárias e que projetos da COP poderiam invadir a soberania nacional do país.

Via: CNN

Artigo anteriorSimone Mendes estreia primeiro show solo e apresenta músicas inéditas
Próximo artigoCasos de Covid-19 e de doenças respiratórias aumentam nas Américas