Informações obtidas através de documentos pela CPI da Covid , mostram que o Ministério da Saúde – comandada pelo ex-ministro Eduardo Pazuello – foi avisado quase um mês antes do colapso em Manaus, sobre a escassez de respiradores no Amazonas e sua crescente demanada por ventiladores pulmonares. As informações são do portal Uol.

Senadores membros da comissão parlamentar de inquérito indicam que há evidências de que o governo Bolsonaro ignorou constantes alertas. Parlamentares também defendem a tese de que o governo demorou para ‘entrar em ação’ e auxiliar o governo federal a enfrentar a grave crise hospitalar.

Continua após a publicidade

Segundo documentos do próprio Ministério da Saúde, em apenas 16 dias – entre 18 de dezembro de 2020 e 02 de janeiro de 2021 – o estado do Amazonas solicitou 218 respiradores. Foram 140 na primeira data e 78 na última. Não há informações de respostas enviadas para as solicitações.

Membros da CPI avaliam que, de acordo com as informações recebidas, é possivel concluir que Manaus – já naquela época – era uma ‘bomba-relógio’.

Créditos: Portal Terra

Artigo anteriorCoronavírus: sintomas neurológicos e psiquiátricos da covid-19 são ‘regra e não exceção’
Próximo artigoAumentam casos de violência contra pessoas idosas no Brasil