MUNDO – O laboratório Pfizer anunciou nesta sexta-feira (5), que um teste clínico sobre seu comprimido contra a Covid-19 mostrou diminuir em 89% as chances de hospitalização ou morte em adultos com risco de desenvolver a doença de forma grave.

Os resultados do teste clínico intermediário parecem superar os do comprimido molnupiravir, da MSD, que no mês passado mostrou diminuir metade da probabilidade de hospitalização ou morte de pacientes de covid-19 também com risco alto de desenvolverem uma doença grave.

“A notícia de hoje é uma mudança autêntica nos esforços globais para deter a devastação desta pandemia”, afirmou o CEO da Pfizer, Albert Bourla.

“Estes dados sugerem que nosso candidato a antiviral oral, se aprovado ou autorizado pelas agências reguladoras, tem o potencial de salvar a vida dos pacientes, reduzir a gravidade das infecções por covid-19 e eliminar até nove em cada 10 hospitalizações”, acrescentou.

A principal análise do teste avaliou os dados de 1.219 adultos na América do Norte, América do Sul, Europa, África e Ásia.

Nos dias imediatamente posteriores ao surgimento dos sintomas, alguns deles receberam o fármaco experimental e outros um placebo, durante cinco dias, a cada 12 horas. Dez pessoas que tomaram o placebo morreram, enquanto nenhuma faleceu entre as que tomaram o medicamento.

“A análise intermediária programada mostrou uma redução de 89% no risco de hospitalização relacionada com a covid-19 ou morte morte por qualquer causa em comparação com o placebo em pacientes tratados dentro dos três dias posteriores ao início dos sintomas”, afirmou a Pfizer.

O tratamento combinado, que terá o nome comercial Paxlovid, consiste em três comprimidos administrados duas vezes por dia.

Artigo anteriorMulher que traiu marido traficante leva diversas chicotadas em zona de mata fechada; assista!
Próximo artigoCarro de passeio e caminhão batem de frente e duas pessoas acabam morrendo; assista!