MANAUS – A Semana Santa é um período de muitos significados, rica de celebrações de uma espiritualidade centrada na pessoa de Jesus Cristo, uma vivência da paixão, morte e ressurreição do Filho de Deus, cumprindo aquilo que foi anunciado pelas escrituras. Inicia com o Domingo de Ramos, seguido da celebração dos Santos Óleos, Santa Ceia/Lava-Pés, Via-Sacra, Vigília Pascal, encerrando com a Páscoa, dia santo mais importante da religião cristã, pois Jesus Cristo ressuscita e dá a salvação à humanidade.

A Arquidiocese de Manaus convida toda a comunidade católica para viver esse tempo tão significativo que neste ano ocorre de 2 a 9 de abril. Em Manaus, todas as paróquias e áreas missionárias celebrarão a Semana Santa, cada uma com seus horários próprios. Na Catedral Metropolitana as celebrações ocorrem nos seguintes dias e horários.

Celebrações com o Arcebispo Cardeal Leonardo Steiner
Local: Catedral Metropolitana de Manaus

  • Dia 2/4 – MISSA DE RAMOS – 7h30
  • Dia 6/4 – MISSA DOS SANTOS ÓLEOS – às 9h30
    MISSA DA CEIA DO SENHOR COM O ATO DO LAVA-PÉS – às 19h – Seguida de Vigília Eucarística
  • Dia 7/4 – VIA-SACRA (Procissão) – Saída da Catedral Metropolitana para o Santuário de Fátima – 9h
    CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR – Santuário de Fátima – 15h
    PROCISSÃO DO SENHOR MORTO – Saída do Santuário de Fátima com chegada na Catedral – 16h
  • Dia 8/4 VIGÍLIA PASCAL – Missa – 19h
  • Dia 9/4 – PÁSCOA DO SENHOR – Missa – 7h30

Entenda sobre as celebrações da Semana Santa

Domingo de Ramos – Marca o início da Semana Santa. É celebrado no domingo anterior à Páscoa e neste dia revive-se a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, ocasião em que o povo cobriu o chão por onde o Senhor passou, montado em um jumento, com ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras, simbolizando a Sua humildade. O fato representa o reconhecimento de que Jesus é o Filho de Deus, momento no qual foi aclamado pelo povo como “o Messias”, o “rei de Israel”.

Santos Óleos (Quinta-Feira Santa) – A cerimônia litúrgica é realizada na manhã da Quinta-Feira Santa. É o momento em que os Santos Óleos (do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos), usados ao longo de todo o ano pelas paróquias, são abençoados. A referida celebração conta com a presença de bispos e cerca de 130 padres que atuam na Arquidiocese, sendo um momento para reafirmar o compromisso sacerdotal de servir a Jesus Cristo.

Missa da Ceia do Senhor e o ato do Lava-pés (Quinta-Feira Santa) – Esta é realizada na noite da Quinta-Feira Santa e faz memória à Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores. Nesse sentido, vale ressaltar que a palavra “Eucaristia” provém de duas palavras gregas “eu” e “cháris”, e significa “ação de graças”, designando a presença real e substancial de Jesus Cristo sob as aparências de Pão e Vinho. Lava-pés: Ritual litúrgico realizado durante a celebração da Santa Missa da Ceia do Senhor e que recorda a Última Ceia. Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, demonstra Seu amor por cada um e transmite que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem. O bispo ou o padre lava os pés de algumas pessoas da comunidade, como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, a exemplo do que fez Jesus.

Via-Sacra (Sexta-Feira Santa) – Neste dia, a Igreja nos propõe meditação para nos ajudar a rezar e a mergulhar na doação e na misericórdia de Jesus. São realizadas a encenação da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo por meio da meditação das 14 estações da Via Crucis. Neste dia, a Igreja pede o sacrifício do jejum e da abstinência de carne, como ato de homenagem e gratidão a Cristo, para ajudar-nos a viver mais intensamente esse mistério, e como gesto de solidariedade com tantos irmãos que não têm o necessário para viver.

Vigília Pascal (Sábado Santo) – Ocorrida na noite do Sábado Santo, é uma vigília em honra ao Senhor, de maneira que os fiéis, seguindo a exortação do Evangelho, tenham acesas as lâmpadas, como os que aguardam seu senhor chegar e os convide a sentar à Sua mesa. As luzes da igreja devem permanecer apagadas enquanto o diácono toma o Círio e o ergue, por algum tempo, proclamando: “Eis a luz de Cristo!”, ao que todos respondem: “Demos graças a Deus!” Em seguida, os fiéis acendem suas velas no fogo do Círio Pascal e entram na igreja. O Círio, que representa o Cristo Ressuscitado, a coluna de fogo e de luz que nos guia pelas trevas e nos indica o caminho à terra prometida, avança em procissão.

Domingo de Páscoa – É o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permanecendo até a ressurreição, quando Seu espírito e Seu corpo foram reunificados. Do hebraico “Pêssach”, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade.

Artigo anteriorFaxineiro manauara que é fenômeno ao limpar casas participa do Fantástico; veja vídeo
Próximo artigoApós atentados, governo Lula vai criar Política Nacional de Enfrentamento à Violência nas Escolas