Mundo – O líder norte-coreano Kim Jong Un está planejando construir a força nuclear “mais poderosa do mundo”, informou a agência de notícias estatal KCNA no domingo (27).

O “objetivo final” por trás do programa nuclear da Coreia do Norte era possuir uma “força absoluta, sem precedentes no século”, disse Kim no sábado como parte de uma ordem que promove dezenas de oficiais militares, informou a agência.

A ordem vem depois do que a Coreia do Norte disse ser um “teste de um novo tipo” de míssil balístico intercontinental (ICBM) em 18 de novembro.

O míssil era um Hwaseong-17, de acordo com a KCNA, um enorme foguete teoricamente capaz de lançar uma ogiva nuclear para o território continental dos Estados Unidos.

Kim elogiou os funcionários que desenvolveram o novo míssil em seus comentários.

Ele chamou o míssil de “a arma estratégica mais forte do mundo” e disse que representava “um salto maravilhoso no desenvolvimento da tecnologia de montagem de ogivas nucleares em mísseis balísticos”.

Com o desenvolvimento do novo ICBM, Kim disse que a Coreia do Norte demonstrou ao mundo “o futuro confiante e sempre vitorioso de nosso estado avançando em direção ao objetivo de construir o exército mais forte do mundo”.

Em uma carta enviada a Kim recentemente, cientistas da Academia de Ciências de Defesa da Coreia do Norte disseram que o teste de tiro marcou uma “grande vitória histórica” para o país e demonstrou a soberania da Coreia do Norte.

O próprio Kim compareceu ao lançamento com uma criança que se acredita ser sua filha, Ju Ae.

Pyongyang também divulgou um vídeo do lançamento do míssil, apenas a terceira vez desde 2017, de acordo com Ankit Panda, membro sênior do programa de política nuclear do Carnegie Endowment for International Peace.

Embora o teste tenha mostrado que Pyongyang pode lançar um grande ICBM e mantê-lo no ar por mais de uma hora, a Coreia do Norte ainda não demonstrou a capacidade de colocar uma ogiva no topo de um míssil balístico de longo alcance – projéteis que são disparados para o espaço – que é capaz de sobreviver à reentrada de fogo na atmosfera da Terra.

Mas analistas dizem que, com testes repetidos, os norte-coreanos estão refinando suas capacidades.

Fonte: CNN

Artigo anteriorPortugal vence Uruguai por 2 x 0 e garante vaga nas oitavas da Copa do Mundo
Próximo artigoPrefeitura recupera rede de drenagem na zona oeste da capital amazonense