Técnicos da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e da Defesa Civil do Estado estiveram nas comunidades rurais de Nossa Senhora Aparecida e da Conceição, do município de Careiro da Várzea (distante 26 quilômetros de Manaus), para realizar um estudo e trabalhos para a implementação do Programa Cosama na Comunidade.

Lançado pelo governador do Estado, Wilson Lima, no dia 21 de novembro, o programa tem a finalidade de oferecer água potável para as comunidades do interior, com um investimento previsto no valor de R$ 8 milhões.

Foram realizados um cadastro dos moradores das duas comunidades para a criação de banco de dados na Cosama e também um estudo técnico na área operacional e controle da qualidade, para saber como está qualidade da água e como é o sistema de abastecimento.

O presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas, Armando do Valle, explica que a Cosama está iniciando a execução de um programa inovador e importante para a área de abastecimento da água no estado.

“A Cosama agora está realizando um trabalho mais presente com toda a população. Prova disso é o programa ‘Cosama na Comunidade’ que tem a finalidade de prestar um serviço de distribuição de água potável para os ribeirinhos e esse tipo de trabalho muda a vida das pessoas”, afirmou Do Valle.

Segundo o gerente de Comunidade e Responsabilidade Social da Cosama, Felizardo Monteiro, o trabalho de cadastro do número de pessoas e casas serve para dimensionar o tamanho sistema de água a ser implementado.

“O projeto-piloto do programa Cosama na Comunidade vai ser implementado nas duas comunidades localizada na costa do Marimba, com objetivo de proporcionar ao ribeirinho água tratada. E, a partir deste ano de 2020, vamos começar um sistema simplificado de água para o consumo humano nas comunidades no interior do Amazonas”, disse Monteiro.

Quem mora na beira do rio recebe esse trabalho da Cosama com alegria, como afirma o coordenador da comunidade da Nossa Senhora de Aparecida, Marcelo Augusto. “A Cosama significa esperança de melhoria de vida, principalmente na saúde, pois hoje temos um governo que se preocupa com a qualidade da água, algo que a gente não tinha antes, isso é uma alegria pra gente”, disse.

Instalação do sistema – Após concluídos os resultados dos levantamentos de dados e da questão do controle e da qualidade da água, o sistema simplificado deverá seguir um cronograma de instalação organizado pelo setor de Comunidade e Responsabilidade Social.

Artigo anteriorEntrega de implementos agrícolas e equipamentos impulsiona crescimento do setor primário em 2020
Próximo artigoPolícia Militar apreende armas, munições e lancha roubada no município de Coari