Mundo – Nesta sexta-feira (8), foi divulgada a morte do criador de Dragon Ball, Akira Toriyama, devido a um hematoma subdural, aos 68 anos. A morte aconteceu no dia 1° de março, mas foi divulgada só nesta madrugada.

O hematoma subdural acontece quando há acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio e se trata de uma emergência médica que deve ser tratada imediatamente, pois pode causar um traumatismo craniano.

Normalmente, a condição aparece após fortes pancadas na cabeça que podem fazer com que os vasos sanguíneos estourem e causem um acúmulo de sangue que pressiona o cérebro. Pessoas idosas, que usam medicamentos que afinam o sangue ou que abusam de bebidas alcoólicas têm risco maior de desenvolver um hematoma subdural após uma pancada.

Entre os sintomas, os principais são dor de cabeça intensa, confusão mental, vômitos e fala arrastada, logo após a pancada ou alguns dias depois. Porém, pode haver casos em que não há sintomas.

O tratamento depende da condição do hematoma subdural. Em casos em que o hematoma é pequeno e não apresenta sintomas pode não ser necessário tratamento, apenas acompanhamento médico adequado. Já em casos mais graves, o paciente deve passar por cirurgias para aliviar a pressão do cérebro, como drenagem simples, craniotomia ou craniectomia descompressiva, que retiram parte do osso do crânio.

Fonte: Revista Fórum

Artigo anteriorPai de estudante invade escola e agride professor com socos e chutes
Próximo artigoApresentadora Ana Hickmann assume namoro com Edu Guedes e casal troca declarações