As instalações do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu) foram apresentadas pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL), à nova secretária de saúde do Estado, Nayara Marksoud, na tarde dessa quarta-feira (3). Péricles é autor de emendas parlamentares que possibilitaram a construção do espaço, que realizará o procedimento de conização em mulheres com lesões pré-cancerosas no colo do útero.

“Foi um momento emocionante, pois a construção do Cepcolu entra para a história. É um passo gigante para que no futuro, tenhamos a erradicação da doença que mais mata mulheres no Amazonas e que é 100% evitável”, explicou Delegado Péricles.

Com 95% das obras concluídas, o Cepcolu, fica localizado ao lado da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (Fcecon), pela qual também será administrado. Ao conhecer o espaço, a secretária de saúde Nayara Marksoud, destacou o protagonismo de Delegado Péricles ao encampar ações e investimentos, para o combate do câncer no Amazonas.

“Quero reconhecer e parabenizar a sensibilidade do deputado, que mesmo sendo homem, entende que o cuidado com a saúde das nossas mulheres é dever de todos. Estou encantada com oque vi, e em nome do governador Wilson Lima, digo que não mediremos esforços para que o Cepcolu seja um braço forte na busca pela erradicação dessa doença que deixa órfãos tantas famílias”, ressaltou Nayara Marksoud.

Na linha de frente do combate ao câncer no Amazonas, o diretor-presidente da Fcecon e a médica ginecologista Mônica Bandeira de Mello, destacaram o novo momento da causa. “É histórico o que estamos vivendo, um divisor de águas para a vida de milhares de mulheres. Agradecemos ao deputado que nos ouviu e abriu seu coração ao nosso trabalho”, comemorou Gerson Mourão.

Conhecida por defender com veemência a saúde da mulher amazonense, com destaque para o combate ao câncer de colo do útero, a ginecologista Mônica Bandeira, também comemorou o que chamou de virada de chave.

“Tenho repetido por onde passo. O que o deputado Delegado Péricles está fazendo pelas amazonenses, a história vai contar. Nós que trabalhamos diariamente dentro da Fcecon, que ao longo de décadas testemunhamos a morte de centenas de mulheres, sabemos o quanto o Cepcolu representa e o quanto de vidas ele irá salvar”, frisou Mônica Bandeira.

UGPE é essencial

Também durante a inspeção nas obras do Cepcolu, o trabalho executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), por meio da equipe liderada pelo secretário Marcellus Campêlo, recebeu os agradecimentos de Delegado Péricles e profissionais da Fcecon.

“O Marcellus tem sido essencial em todo esse trabalho, ele representa a participação direta do governador Wilson Lima, nessa luta. Sua disponibilidade de tirar o Cepcolu do papel, sua equipe altamente capacitada e comprometida, merecem nosso respeito e gratidão”, disse Delegado Péricles.

Artigo anteriorMulher morre após trágico acidente de moto no bairro São Francisco; veja vídeo
Próximo artigoPedido de vista suspende julgamento da cassação do mandato de Sergio Moro