Apesar do clima de comemoração entre os deputados com a aprovação de 15% dos recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, infraestrutura, Serviços e interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI) para a área da saúde no interior, por conta da pandemia da Covid-19, o deputado Wilker Barreto (Podemos), criticou a postura dos colegas e o projeto.

Em postagem nas redes sociais, Wilker afirmou que não votou a favor da aprovação do projeto por entender que 15% não era uma boa ajuda, e que a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deveria dispor do recurso em sua totalidade. “votei contra o repasse de apenas 15%, uma vez que essa porcentagem precisaria ser muito maior”, disse.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), afirmou que o ideal era que os recursos do FTI fossem destinados em sua totalidade para o interior, mas na impossibilidade disso no momento, e diante da urgência do socorro aos municípios, foi proposto um aumento no percentual de repasse, em relação à mensagem original encaminhada pelo Governo do Estado. “Acredito muito que os 24 deputados desta Casa querem o melhor para o nosso Estado. Precisamos levar o maior número de recursos ao interior. Peço aos colegas que a gente aprove o PL com 15% de destinação dos recursos e que encontremos outras formas de enviar recursos para a saúde no interior”, afirmou.

No final do ano passado, o Governo do Estado, após diálogo com prefeituras do interior, enviou Projeto à Aleam para repasse de 10% do valor total do recurso, que chegou a ser aprovado. Em deliberação nesta quarta-feira (10), a Assembleia aprovou um incremento de 5% no valor inicial da proposta.

Artigo anteriorMPE dá dez dias para Aleam justificar contrato com TV Diário
Próximo artigoHospitais no Peru enfrentam escassez de oxigênio após demanda triplicar