Mundo – Nicolás Maduro, ditador da Venezuela e aliado internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez uma live com perfis falsos na noite da última quarta-feira, 21.

Por volta das 22h no horário de Brasília (21h em Caracas, capital venezuelana), Maduro tinha 800 espectadores assistindo à “Transmissão Presidencial” ao vivo em seu Instagram, sendo que a maioria delas eram perfis falsos, com nenhuma publicação e geralmente com nenhum ou quase nenhum seguidor.

Muitos dos perfis falsos utilizavam fotos de personalidades famosas, nenhuma foto ou alguma de um banco de imagens. O rosto da atriz norte-americana Amanda Seyfried — estrela de filmes como Meninas Malvadas (2004) e Mamma Mia (2008) —, inclusive, estampava a foto de perfil de várias das contas falsas femininas.

A Telefónica, transnacional espanhola que opera desde 2005 no país comandado por Maduro, revelou que recebeu mais de 1,5 milhão de pedidos de “interceptações” de suas linhas de telefone e acesso à internet na Venezuela em 2021. Para os defensores dos direitos humanos, a ação foi um avanço de um programa de “vigilância em massa” da ditadura venezuelana. As interceptações pularam de 380,2 mil em 2016 para 861 mil em 2021, com mais de 1,5 milhão de acessos afetados.

Mas enquanto tenta controlar o acesso dos venezuelanos à informação, Maduro tem se aventurado no mundo da comunicação digital e das redes sociais. O canal do ditador no YouTube lista 1,3 mil vídeos publicados e 88,9 mil inscritos. Por lá, ele publica desde vídeos do Maduro Podcast a trechos de programas transmitidos na televisão apresentados por ele. Em Con Maduro +, o déspota atua no programa de auditório como se fosse um apresentador de TV como Silvio Santos, buscando arrancar sorrisos da plateia.

No TikTok, Maduro tem 1,5 milhão de seguidores e gosta de publicar vídeos em que aparece rodeado pelo povo, como um ídolo entre seus fãs. As edições dos vídeos seguem uma linha dinâmica, típica das redes sociais, com vários estímulos, emojis e até músicas de trends.

Fonte: Revista Oeste

Artigo anteriorSine Amazonas divulga 180 vagas de emprego para esta sexta-Feira
Próximo artigoPedido de impeachment do presidente Lula é protocolado