Mundo – Ex-presidente dos Estados Unidos e pré-candidato à presidência do país, Donald Trump disse nesta segunda-feira que o TikTok representa uma ameaça nacional, mas não apoiou a proibição dessa rede social porque acredita que isso beneficiaria o Facebook.

Trump enfatizou em entrevista à emissora CNBC que o TikTok tem muitas coisas boas e também muitas coisas ruins, mas que sem essa rede social o Facebook cresceria.

– E eu acho que o Facebook é um inimigo do povo, assim como muitas outras redes – disse o ex-presidente, admitindo que a decisão sobre o assunto é complicada.

Um eventual veto ao TikTok, em sua opinião, “faria do Facebook e de outros, mas principalmente do Facebook, seus grandes beneficiários”, e para Trump a plataforma de Mark Zuckerberg é “muito ruim para o país”.

Na última quinta-feira (7), o Comitê de Energia e Comércio da Câmara dos Representantes dos EUA aprovou por unanimidade um projeto de lei que obrigaria o TikTok a se desfazer de sua propriedade chinesa se não quiser ser banido nos EUA.

A iniciativa tem um longo caminho a percorrer para ser aprovada, pois precisa da aprovação de ambas as câmaras – a Câmara dos Representantes e o Senado – e do governo, mas a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, já disse que o Poder Executivo acredita que se trata de um projeto de lei “importante”.

Trump se reuniu recentemente em sua mansão em Mar-a-Lago (Flórida) com o bilionário Jeff Yass, um doador republicano e investidor do TikTok.

Para Steve Bannon, o principal ideólogo do movimento que catapultou Trump para a Casa Branca, a defesa do TikTok por parte deste último tem uma justificativa:

– Simplificando: o dinheiro de Yass – disse ele neste fim de semana.

Como presidente, Trump chegou a proibir por ordem executiva tanto o TikTok quanto o WeChat, mas as medidas enfrentaram desafios legais e nunca entraram em vigor.

Fonte: Pleno News

Artigo anteriorTragédia! Linha de cerol corta pescoço de menina de 8 anos
Próximo artigoPresidente Lula considera cassação de Moro como erro político, diz site