A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa tornou público, para consulta, o Edital de Seleção de Propostas para Autorização de Uso sem Ônus dos Equipamentos Culturais do Estado, visando a realização de atividades artístico-culturais, que farão parte específica da Programação Cultural em 2020.

O documento está disponível na aba “Editais” do Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br, e as sugestões poderão ser enviadas para o e-mail da Central de Programação da Secretaria ([email protected]) até as 12h desta quinta-feira (09).

O edital prevê a disponibilização de equipamentos culturais para realização de atividades artístico-culturais abertas ao público, sem cobrança de bilheteria, nos diversos segmentos e modalidades: Cinema, Dança, Música, Teatro, Circo, Ópera, Literatura; Artes Plásticas e Visuais; Culturas Populares, Afrodescendentes e Indígenas; Ideias e suas transversalidades, entre outras. As atividades poderão ser produzidas em diversos formatos, como espetáculo, show, festival, mostra, recital, sarau, colóquio, workshop, oficina, seminário e palestra.

Os espaços culturais disponibilizados para realização das atividades são: Casa das Artes, Largo de São Sebastião, Galeria do Largo, Museu Casa Eduardo Ribeiro, Palacete Provincial; os centros culturais Palácio Rio Negro, Palácio da Justiça, Povos da Amazônia e Usina Chaminé; os parques Senador Jefferson Péres e Rio Negro; as praças Antônio Bittencourt (Praça do Congresso) e Heliodoro Balbi (Praça da Polícia); e os teatros da Instalação e Gebes Medeiros.

Também são disponibilizados no edital os cineteatros Guarany, Aldemar Bonates, Comandante Ventura e Padre Pedro Vignola; as bibliotecas Pública do Amazonas, Genesino Braga, de Artes, Braille, Mário Ypiranga Monteiro e Arthur Cezar Ferreira Reis; e as salas de leitura dos centros estaduais de convivência da família Magdalena Arce Daou e Padre Pedro Vignola, e do Centro Estadual de Convivência do Idoso.

Poderão participar da seleção pessoas físicas, maiores de 18 anos, e pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos.

O processo de seleção será realizado em duas fases (Técnica e Documental), por uma comissão composta por dez membros, sendo três representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, dois da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e cinco representantes da sociedade civil, por meio das entidades representativas das linguagens artísticas e/ou de instituições de Ensino Superior.

Após a análise das sugestões apresentadas pela população, o edital será publicado no Diário Oficial do Estado.

Artigo anteriorPolícia Militar, por meio da 25ª Cicom, detém suspeito de roubo na zona leste
Próximo artigoWilson revoga aumento de salários de secretários executivos e adjuntos