BRASIL – Os Conselhos Regionais de Medicina realizam, em agosto, eleições para a escolha dos conselheiros titulares e suplentes para o quadriênio 2023-2028. Pela primeira vez, as eleições serão realizadas por plataforma de votação na internet, nos dias 14 e 15 de agosto, das 8h às 20h.

A votação é regulamentada pela Resolução CFM nº 2.315/2022, e será realizada no endereço eletrônico www.eleicoescrms.org.br. O voto é obrigatório, mas maiores de 70 anos possuem direito ao voto facultativo.

Eleições CRM-Amazonas

No estado do Amazonas, a disputa eleitoral é realizada por duas chapas: uma é formada por candidatos conhecidos pela comunidade médica por estarem à frente do Conselho há aproximadamente 20 anos, enquanto a outra é composta por membros respeitados pela classe e conta com o apoio do sindicato médico.

Saiba mais:

  • Chapa 1: aposta em sua tradição e experiência administrativa. Com seus 20 anos administrando o Conselho Regional de Medicina e uma arrecadação anual aproximada de 7 milhões, o grupo já administrou aproximadamente 140 milhões de reais. Dinheiro que tem sua destinação questionada por alguns profissionais que não percebem atuação compatível com a verba arrecadada. Acompanhe mais: Chapa 1 CREMAM
  • Chapa 2: aposta na transparência e renovação, apresentando um grupo mais misto de profissionais que tenta quebrar o ciclo de alternância de poder da chapa rival a frente do órgão. Acompanhe mais: Chapa 2 CREMAM

Segundo o Conselho Federal de Medicina, como toda a votação será feita pela internet, o resultado será proclamado logo após o fechamento das urnas, no dia 15 de agosto. Para garantir a lisura do processo, o CFM contratou uma empresa de auditoria, que tem fiscalizado todo o processo eleitoral nos 27 CRMs.

As eleições para os CRMs 2023 estão regidas pela Resolução CFM nº 2.315/2022, e pelas portarias do CFM nº 84 e 101 de 2023.

Artigo anteriorPrefeito Augusto Ferraz, de Iranduba, disponibiliza ônibus em condições precárias para transporte escolar
Próximo artigoTragédia! Mulher morta no bairro Vila da Prata perdeu a namorada há um mês