Amazonas – Não há como falar de ensino de qualidade sem citar a política de formação voltada aos educadores da Secretaria de Estado Educação e Desporto. Neste ano, em que adequações foram necessárias, o Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan) desenvolveu atividades de formação com a finalidade de superar as adversidades decorrentes do período de pandemia. Já em março, o Centro criou o Programa Intensivo de Formação, dividido em três grandes eixos de atendimento da oferta, no modo presencial com mediação tecnológica e na modalidade de Educação a Distância (EaD).

Ao todo, foram 49 programas exibidos por meio do Centro de Mídias do Estado do Amazonas (Cemeam), 5 mil recursos digitais e cinco cursos de formação expostos, com um total de 61 mil visualizações, divididas entre cursos, rodas de conversa, oficinas pedagógicas, lives, programas e ações de apoio (como uso de ferramentas digitais), dentre outros.

“A secretaria esteve atenta desde o início da pandemia às demandas não apenas de estudantes, mas também de professores. Sabemos o quanto a formação continuada é responsável por aprimorar o desenvolvimento da pesquisa e produção científica na rede estadual de ensino, o que causa um grande impacto na qualidade de ensino e aprendizagem”, afirma o secretário de Educação em exercício, Luis Fabian Barbosa.

Para o atendimento da formação em serviço, por meio da Hora de Trabalho Pedagógico (HTP), o Cepan desenvolveu uma série de encontros formativos transmitidos às sextas-feiras, desde julho. Estas formações foram desenvolvidas em parceria com o Cemeam e exibidas pelo aplicativo “Aula em Casa”.

Artigo anteriorOrganizador de festa clandestina é preso em ação da Central de Fiscalização
Próximo artigoCriadora de vagina gigante em parque classifica críticas como ‘mentalidade equivocada’