Brasil – O Brasil não vence a França em copas do mundo desde o primeiro encontro entre as seleções de futebol desses país, em junho de 1958, na Copa do Mundo da Suécia, em que os canarinhos venceram os franceses por 5 a 2. Desde então, foram seis partidas sem vencer a seleção francesa no tempo regulamentar. A última vitória ficou marcada pela atuação de Pelé, que fez dois gols, quando tinha somente 17 anos. Naquele ano, o Brasil voltou com a primeira taça da Copa do Mundo para casa. De lá para cá, são 65 anos sem ganhar partidas contra a Seleção Frances.

A vitória das francesas sobre o Brasil na partida deste sábado (dia 29) pela Copa do Mundo Feminina por 2 a 1 só reforça essa rivalidade histórica. O embate entre as seleções tem sido cenário de uma ausência de vitórias para o Brasil. Ainda que com seu histórico de sucesso no esporte, quando o assunto é enfrentar a França em uma Copa do Mundo, o desempenho verde e amarelo deixa a desejar.

Em 1986, nas quartas de final da Copa do Mundo Masculina, no México, as duas equipes se enfrentaram pela segunda vez. A França levou a melhor, vencendo nos pênaltis após um empate por 1 a 1.

Onze anos depois, ocorreu o confronto mais marcante entre as seleções masculinas, na final da Copa do Mundo realizada na França. A equipe francesa derrotou o Brasil por 3 a 0 e conquistou o seu primeiro título mundial.

Na Copa do Mundo de 2006, no confronto pelas quartas de final, o Brasil saiu vitorioso ao vencer a França nos pênaltis, após um empate por 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação.

A história no cenário feminino é semelhante. O primeiro confronto foi em 2003, nos Estados Unidos, na fase de grupos, onde o jogo terminou empatado em 1 a 1.

O segundo duelo ocorreu na Copa do Mundo de 2019, na França, nas oitavas de final, e, mais uma vez, a seleção francesa prevaleceu, vencendo por 2 a 1.

Fonte: Exame 

Artigo anteriorPaola Valeiko, irmã de suspeito no caso “Flávio”, destila ódio contra mulher nas redes sociais
Próximo artigoPassageiro ganha direito definitivo na Justiça de viajar com cão de apoio emocional na cabine de avião