O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por meio da Escola de Contas Públicas (ECP), iniciou nesta terça-feira (24) o 1º dia do curso de Controle Interno, a fim de capacitar gestores do Estado a fiscalizar os próprios gastos públicos. O curso tem como instrutor o analista técnico do Tribunal, Elias Cruz, e será realizado nos dias 24, 25 e 26 de abril, totalizando 20 horas.

Atendendo às determinações da Resolução do TCE-AM nº 9/2016, o curso visa valorizar e aperfeiçoar os mecanismos de controle interno nas gestões municipais. A existência de uma controladoria interna em pleno funcionamento é um dos requisitos para se ter a prestação de contas aprovada pelo tribunal.

A primeira aula contou com a presença de vários servidores de municípios do interior. O recém controlador-geral de Itacoatiara, Emanuel Altamor, acredita que o curso auxiliará muito na implantação do controle em seu município. “As orientações passadas nesse curso com certeza ajudarão muito no trabalho que estamos fazendo. A controladoria-geral de Itacoatiara foi criada esse ano, deveria ter sido criada no ano passado, mas tivemos que prorrogar. Além de mim, vieram mais dois técnicos da equipe de controle-geral para participar das aulas, e com as informações que adquirimos aqui vamos melhorar nosso sistema de controle”, explicou.

O secretário de Controle Interno do município de Tefé, André Santos, ressaltou a importância de levar os conhecimentos adquiridos nas aulas para a prática de seu trabalho. “A aula foi muito proveitosa, aprendemos mais sobre o funcionamento e o objetivo do controle interno. Vou levar esses conhecimentos obtidos nesse curso ao meu município, para atualizarmos o nosso sistema de controle interno, que foi implantado em 2012, mas agora vamos trabalhar com mais vigor.”

A Escola de Contas Públicas do TCE-AM promove vários cursos ao longo do ano. O calendário de cursos do mês de abril pode ser conferido no site da ECP: http://ecp.tce.am.gov.br/

 

Artigo anteriorThiago Fragoso publica oração após cirurgia e agradece fãs
Próximo artigoRecém-separado, Frank Aguiar pede namorada 21 anos mais jovem em casamento