As boas práticas administrativas da Prefeitura de Manaus foram novamente reconhecidas. Depois de ser considerada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjam) como a capital que mais atende à Lei de Responsabilidade Fiscal, Manaus recebe agora o prêmio “Foco Áquila de Gestão 2018”. A premiação foi realizada nesta quinta-feira (16), na cidade de Belo Horizonte (MG).
O prefeito Arthur Virgílio Neto disse que a conquista vem dos inúmeros resultados positivos que o Município alcançou ao longo dos últimos cinco anos, sobretudo no que se referem aos avanços nas áreas da educação, gestão fiscal e administrativa.
“Temos uma parceria muito correta e valorosa para Manaus com o Grupo Áquila. A partir de metas muito bem definidas por nós, o Instituto nos ajudou a galgar 11ª posição do Ideb e vamos melhorar mais ainda. Hoje, também somos a capital mais equilibrada fiscalmente e com a previdência pública reconhecida como a melhor entre as capitais. Tudo isso é fruto da seriedade da nossa gestão e da ajuda do Grupo Áquila”, afirmou o prefeito, que foi ao evento acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS) Elisabeth Valeiko Ribeiro.
O Foco 2018 visa a prestigiar parceiros nacionais e internacionais que tiveram resultados excepcionais com a aplicação de melhores práticas de gestão, além de realizar um debate sobre o cenário político e econômico para o próximo ano. Também foram premiadas as secretarias municipais de Administração (Semad), Educação (Semed) e Finanças (Semef).
Durante o evento foi apresentado um vídeo com a trajetória da Prefeitura de Manaus na busca por elevar a posição da cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2016, a capital obteve o maior crescimento percentual nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com nota 4,3, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), que era de 3,8, saltando do 18º para o 11º lugar entre as capitais.
Segundo a secretária municipal de Administração, Luiza Bessa, todo esse reconhecimento que a prefeitura vem conseguindo deve-se ao esforço dos servidores e da determinação do prefeito em modernizar a forma de gestão. “Isso é um indicador de como evoluímos, pois há uma visão global de gestão e planejamento dentro da prefeitura”, comentou a secretária.
Para o presidente do Grupo Áquila, Rodrigo Godoy, a Prefeitura de Manaus é exemplo de interesse em realizar uma gestão de excelência, buscando sempre alcançar resultados cada vez melhores. “Uma capital que teve a melhor evolução no Ideb e foi considerada a melhor em gestão fiscal é um fato fantástico. Isso se deve à inciativa de melhorar, cada vez mais, o serviço prestado à população e deve ser reconhecido”, destacou.
Nova política
Também presente ao evento, o senador Antônio Anastasia (PSDB) destacou a importância da construção de um novo cenário político no País. Para ele, é necessária uma mudança de comandos, vocacionada à simplicidade, à celeridade e à eficiência, com novos líderes e novas ideias.
“O Estado deve ter foco na boa gestão e, sobretudo, com liderança inovadora, robusta e criativa, com profissionais de alto nível. O Brasil tem isso às mãos cheias e a prova está aqui, inclusive no auditório desse evento. De fato, é a hora do basta e não é difícil fazê-lo”, estimou o senador.