BRASÍLIA – Após reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, ontem, em Brasília, o governador do Amazonas, Wilson Lima, formalizou, nesta sexta-feira (26), o pedido de apoio da Força Nacional de Segurança para combate ao garimpo ilegal na região do rio Madeira, onde houve invasão de centenas de garimpeiros nas últimas semanas.

Balsas e dragas estavam atracadas no local há mais de 15 dias realizando exploração ilegal de ouro. Após as imagens repercutirem na imprensa, o governo anunciou que faria ações para retirar os garimpeiros do local. Eles começaram a sair por conta própria nesta sexta-feira.

O Governo do Amazonas colocou à disposição do Governo Federal as forças de segurança e salvamento do Amazonas, além de órgãos estaduais ligados ao meio ambiente, para atuar na área, em conjunto com órgãos federais. O controle e fiscalização da região está sob a responsabilidade da União.

“Solicito a possibilidade de Vossa Excelência autorizar a Força Nacional de Segurança Pública, em caráter emergencial, disponibilizar efetivo especializado, materiais e logística para auxiliar as Forças de Segurança e Salvamento do Amazonas, a Polícia Federal, a Marinha do Brasil e o Ibama no enfrentamento das ações de garimpeiros na região”, diz ofício do governador ao ministro.

O pedido é para que os agentes federais atuem nas proximidades da comunidade do Rosarinho, localizada no rio Madeira, entre os municípios amazonenses de Autazes e Nova Olinda do Norte.

Artigo anteriorProfessor condenado a 28 anos por estupro de vulnerável, é preso em Manaus
Próximo artigoPalmeiras vence Flamengo na prorrogação e é tricampeão da Libertadores