Amazonas – O governo federal prepara uma resposta emergencial ao estado do Amazonas para fazer frente a uma ‘estiagem extrema’, disse a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nesta quinta-feira (28).

As autoridades federais trabalham de forma conjunta com o governo estadual em ações de emergência, diante do “risco em relação ao abastecimento tanto de alimentos como de água potável, quanto em relação a produtos de higiene e remédios”, afirmou Marina Silva a jornalistas em Brasília.

Segundo a ministra, 56 municípios de um total de 62 “podem entrar em estado de emergência”.

Até ontem, o estado de emergência por conta da estiagem já havia sido decretado em 15 municípios, com 111.000 pessoas impactadas, segundo um comunicado emitido pela Defesa Civil estadual.

“A previsão é de que talvez sejam necessárias em torno de 300.000 cestas básicas” para auxiliar a população com bens de primeira necessidade, detalhou Marina Silva.

Além de prover os recursos para essa ajuda humanitária, o governo federal espera que o Ministério da Defesa se junte aos esforços para oferecer suporte logístico, acrescentou a ministra.

Fonte: Istoé

Artigo anterior‘Breque Nacional’: entregadores de aplicativo anunciam greve nesta sexta
Próximo artigo64% dos evangélicos desaprovam o governo Lula, afirma estudo