BRASIL – O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o governo do presidente Lula (PT) apoiará a instalação da CPMI dos ataques de 8 de janeiro, caso haja a leitura da instalação na próxima sessão do Congresso. As informações são do portal Metrópoles.

A declaração do ministro acontece após o desenrolar do imbróglio envolvendo o então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, que pediu demissão do cargo após a divulgação de imagens dele e outros servidores do GSI circulando no Palácio do Planalto sem escolta durante a invasão do prédio por bolsonaristas.

“Fizemos uma análise da nova situação política criada pelo vazamento de imagens envolvendo servidores do Palácio do Planalto. Na nossa opinião, isso cria uma nova situação política e faz com que aqueles que ‘passaram pano’ para os atos terroristas do dia 8 de janeiro e que tentam criar teorias da conspiração, de que as vítimas tem responsabilidade sobre a atuação dos terroristas”, disse Padilha.

O ministro afirmou ainda que chamou os líderes para uma reunião após a divulgação das imagens internas do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, e orientou aos líderes do governo na Câmara, deputado José Guimarães; no Senado, senador Jaques Wagner; e Congresso, senador Randolfe Rodrigues a seguirem com o apoio.

“Na nossa opinião, o vazamento editado dessas imagens, cria uma nova situação política e por conta disso e por isso, orientamos o líder da Câmara, do Senado e Congresso, para no diálogo com os líderes dos partidos que compõem a base, afirmar que caso a sessão do Congresso, na próxima semana, tenha uma leitura da instalação de uma CPMI, apoiaremos a instalação e vamos orientar os líderes a indicarem membros”, pontuou.

Segundo Padilha, os próprios líderes reafirmaram essa posição. “Reforçamos que a possibilidade da CPMI será uma pá de cal nessa tentativa de criar uma teoria conspiratória. Reforçamos que a possibilidade da CPMI não interferirá no calendário das MPs que o governo encaminhou”, completou o ministro.

Na fala, o ministro também elogiou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em determinar que a Polícia Federal ouça o ex-chefe do GSI, em até 48 horas.

“Está correta a decisão do ministro Alexandre de Moraes. Vai na linha daquilo que a Polícia Federal anunciou ontem, de analisar as imagens e ouviur todos os agentes que apareceram. As instituições estão funcionando. Nós estancamos um golpe no dia 8 de janeiro que queria destruir a democracia brasileira”, acrescentou.

Artigo anteriorJustiça concede liberdade a suspeito de abuso sexual contra criança em provador de loja em Manaus
Próximo artigoPresidente Lula sanciona mudança na Lei Maria da Penha que facilita aplicação de medidas protetivas