Amazonas – Quarenta e cinco movelarias de 18 municípios do Amazonas foram credenciadas, neste mês de agosto, para fornecer móveis escolares para o Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove), gerenciado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). Desse total, 38 movelarias são assistidas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e receberam apoio no processo de credenciamento.

A relação da contratação de pequenas empresas, associações e cooperativas de movelarias foi publicada no último dia 12 de agosto, no Diário Oficial do Estado. O fornecimento de móveis irá atender à padronização de mobiliários escolares da Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

De acordo com o gerente de Apoio à Produção Florestal Madeireira do Idam, Eirie Vinhote, os 38 empreendimentos assistidos pelo Idam e credenciados no Promove geram cerca de 160 empregos diretos, beneficiando a mão de obra local.

“O Idam tem dado apoio aos moveleiros desde o processo de licenciamento junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), com orientações técnicas para o uso de madeira licenciada e operacionalizada no Sistema de Origem Florestal (DOF), como também orientações no gerenciamento de resíduos do processo produtivo”, destacou Eirie.

Na avaliação do presidente da ADS, Sérgio Litaiff Filho, o aumento de credenciados é satisfatório porque fomenta a comercialização dos produtos dessa atividade e possibilita os moveleiros permanecerem nas suas comunidades, gerando emprego e renda para o município.

“A ADS cumpre, assim, com sua missão precípua que é fortalecer a cadeia produtiva do setor primário e a comercialização de madeira legalizada. Estamos trilhando o caminho certo em dar apoio ao fomento da comercialização dos produtos oriundos da floresta, desse desenvolvimento econômico e sustentável, principalmente no que se refere às movelarias”, destacou.

A atividade de movelaria está presente em todos os 62 municípios do Amazonas. No total, o credenciamento no Promove abrangeu 18 municípios, dentre os quais Parintins registrou o maior número de credenciados, com 13 movelarias inscritas.

Artigo anterior“Numa cesárea salvaria duas vidas”, diz Silas sobre aborto de menina de 10 anos
Próximo artigoFundação Adriano Jorge tem filas de consultas ambulatoriais zeradas