O ex-governador José Melo e a ex-primeira-dama Edilene Gomes retiraram as tornozeleiras eletrônicas, nesta quarta-feira (2), após autorização da juíza Patrícia Macêdo de Campos. O casal foi preso na Operação Maus Caminhos em 2017 que investiga desvio de verbas da Saúde.

A juíza considerou que o uso da tornozeleira “gera certo constrangimento” ao ex-governador e à ex-primeira-dama do estado, pois ambos são idosos. “Não vejo razão para a manutenção da monitoração eletrônica”, afirmou Campos.

Melo e Edilene estão usando as tornozeleiras desde maio de 2018, quando o TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) substituiu a prisão preventiva do casal por medidas de prevenção com menor dano, como o monitoramento eletrônico e o pagamento de fiança. Desde então a defesa passou a pedir a redução da fiança e a retirada da tornozeleira, mas os pedidos vinham sendo negados.

Ao retirar a monitoração eletrônica, a juíza considerou que o “processo não teve sequer fase de instrução iniciada”. Isto porque o processo estava tramitando na Justiça Federal em fase avançada mas foi remetido para a Justiça do Amazonas em março deste ano, e no mesmo mês a defesa do casal novamente alegou “extremo desconforto físico e psicológico” e pediu a retirada das tornozeleiras eletrônicas.

Além disso a dupla também pede a devolução de bens apreendidos na Operação Maus Caminhos e a diminuição do valor da fiança estipulada em 200 salários mínimos para 20 salários mínimos.

Maus caminhos

Edilene foi flagrada por câmeras de segurança enquanto ia até a sede da empresa “Para Guardar”, de onde retirou dois boxes, com supostas provas do esquema de desvios na Saúde.

Créditos: Portal da Capital AM

Artigo anteriorManaus inicia vacinação de trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e caminhoneiros neste sábado
Próximo artigoParintins prorroga toque de recolher até o dia 20 de junho