A prefeitura de Parintins, município distante 369,1 Km de Manaus, prorrogou o toque de recolher e as medidas restritivas em combate ao novo coronavírus até o dia 20 de junho. A determinação foi publicada em decreto municipal, nesta sexta-feira (4).

Parintins possui, até esta sexta, 9.986 casos confirmados da doença, e 351 óbitos causados pelo novo coronavírus, que já infectou mais de 388 mil pessoas em todo o Amazonas.

Com a decisão, o toque de recolher permanece das 22h às 5h. Segundo o decreto, está permitido o funcionamento de igrejas, restaurantes, lanchonetes, bares, academias, cursos técnicos, cursos pré-vestibulares, cursos técnicos e cursos de nível superior da iniciativa privada com 50% da lotação total.

O transporte fluvial de passageiros em barcos e navios segue com permissão de 50% da capacidade, enquanto lanchas podem viajar com 100% da capacidade. Práticas esportivas coletivas seguem permitidas, sem a realização de competições. Festas e eventos públicos e privados seguem proibidos.

O funcionamento dos estabelecimentos está condicionado às normas de capacidade total, distanciamento social, exigência no uso de máscara e fornecimento de álcool 70% líquido ou em gel para higienização. O não cumprimento das medidas acarreta em multas que vão de R$ 1.000,00 (mil reais) a R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

As medidas estabelecidas no decreto, segundo a prefeitura, têm o objetivo de evitar a proliferação do novo coronavírus e resguardar a população do município durante a pandemia.

Créditos: G1 AM
Artigo anteriorJosé Melo e Edilene Gomes retiram tornozeleira e devem responder em liberdade
Próximo artigoAmazônia bate recorde de desmatamento pelo 3º mês