A Química Amparo, empresa responsável pela marca de detergentes Ypê, foi condenada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) devido a uma live realizada em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha de 2022. A decisão foi publicada na última quinta-feira (4).

A sentença considerou a ação como assédio eleitoral, proibindo a Química Amparo de fazer propaganda eleitoral a favor de qualquer candidato a cargo político. Além disso, foi estipulada uma multa de R$ 100 mil caso a empresa volte a realizar propaganda política direcionada a seus funcionários.

A Química Amparo ainda pode recorrer da decisão no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Essa condenação em segunda instância veio após uma decisão da Vara do Trabalho de Amparo (SP) em dezembro de 2023, onde a empresa também foi julgada culpada.

Em resposta, a empresa afirmou ser apartidária e destacou que o caso ainda será analisado por instâncias superiores. “A Química Amparo não comenta processos judiciais em curso, mas destaca que o caso ainda será apreciado pelas instâncias superiores. A empresa é uma companhia 100% brasileira, apartidária, e que segue acreditando e investindo no país há mais de 70 anos”, disse a companhia em nota.

A ação foi movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que alegou que a Ypê havia promovido “uma palestra voltada a persuadir os trabalhadores a votarem no candidato da situação, com o tema ‘cenário eleitoral pós-primeiro turno'”.

Artigo anteriorOperação da Polícia “explode” oficina clandestina de reparos de armas
Próximo artigoBolsonaro espera mais correções da Polícia Federal sobre o caso das joias