Brasil – Lilian Rodrigues, de 27 anos, conseguiu na justiça o direito de viajar dentro do avião junto de sua cadela chamada Zoe. A decisão se deu partindo do princípio de que o animal se trata de um ‘cão de suporte emocional’ para tratamentos de transtornos como ansiedade e depressão.

Lilian sofre com depressão e ansiedade há mais de quatro anos, mas começou o seu tratamento há um ano com psiquiatra, terapia e medicamentos. Ela sempre gostou de animais, mas não tinha, quando descobriu o ‘cão de suporte emocional’ poderia auxiliar em seu tratamento.

“Eu sempre amei muito cachorro, mas nunca tive o momento certo, mas no meio do tratamento, meu psiquiatra me indicou e isso me fez tomar a decisão”, disse Lilian.

Quando Lilian e o marido, Raphael Oliveira resolveram viajar de São Paulo para Cascavel/PR, Lilian já tinha feito muitas pesquisas para viajar junto com Zoe no avião e descobriu que a empresa aérea, Latan, aceitava esse tipo de procedimento. Ambos compraram a passagem com a certeza que ela viajaria com eles, mas não foi assim que aconteceu.

Segundo Lilian, quando ela já estava com todos os documentos em mãos, o laudo assinado do psiquiatra e os formulários que a empresa Latan solicita, eles começaram a recusar, afirmando que o animal só poderia ir para o México ou Colômbia, momento que Lilian procurou o advogado animalista Klinger Feitosa e ele conseguiu a autorização na justiça para Lilian viajar com a cadela Zoe.

Cão de suporte emocional

Com resultados terapêuticos comprovados, os cães de suporte emocional são uma das alternativas de tratamento para quem tem diagnóstico de ansiedade, pânico e depressão. Eles andam tão bem na fita que agora têm o direito de ir e vir ao lado de seus tutores garantidos pela lei, e até crachá de identificação, com foto e tudo.

Artigo anteriorPolicial Civil recebe punição após publicar vídeos no TikTok com farda e arma
Próximo artigo“Um golpe nunca foi cogitado”, diz Flávio Bolsonaro