MANAUS – A Prefeitura de Manaus aponta que, na capital, 477.476 pessoas com 18 anos ou mais estão aptas a receber a vacina bivalente, que protege contra formas graves da Covid-19 e está disponível para todos os adultos que receberam pelo menos duas doses de vacinas monovalentes no esquema primário ou reforço, a mais recente delas há pelo menos quatro meses. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela campanha, oferta o imunizante em 75 pontos de vacinação.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, enfatiza a importância da população manter as medidas preventivas Covid-19, entre elas a atualização do esquema vacinal contra a doença, mesmo após a declaração do fim da emergência de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Apesar da queda nos números da Covid-19 em todo o mundo, a pandemia permanece e a doença segue podendo causar internações e mortes. Portanto, a população não pode deixar de lado as ações de enfrentamento, incluindo a vacinação. Quem toma a bivalente tem maior proteção contra o vírus original e as subvariantes Ômicron, e um risco menor de desenvolver complicações”, ressalta.

Além das pessoas de 18 anos ou mais, podem receber a vacina bivalente os adolescentes a partir de 12 anos que fazem parte de um dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. São eles: pacientes imunocomprometidos, pessoas com comorbidades; indígenas e quilombolas; gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Para receber o imunizante, seja ele da vacina bivalente ou de 1ª ou 2ª dose de vacinas monovalentes do esquema primário, o usuário deve procurar qualquer um dos 75 pontos de vacinação mantidos pela Prefeitura de Manaus e apresentar documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e cartão de vacina.

Crianças e adolescentes

Adolescentes a partir de 12 anos que não integram os grupos prioritários para a vacina bivalente podem receber a 1ª ou 2ª doses, ou dose de reforço, de vacinas monovalentes contra a Covid-19, conforme as normas definidas pelo Ministério da Saúde para cada público, em um dos 75 pontos de vacinação da Semsa.

Os bebês a partir de 6 meses até as crianças menores de 12 anos são atendidos em unidades específicas, dentre as quais 14 voltadas à imunização de bebês de 6 meses a 4 anos de idade, e 35 destinadas à aplicação das doses em crianças de 5 a 11 anos.

Os pontos de vacinação da rede municipal funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo que nove deles têm atendimento em horário ampliado, das 8h às 20h, para facilitar o acesso à imunização para quem não tem disponibilidade no horário comercial. Os usuários podem ainda buscar uma das nove salas de vacina que atendem aos sábados, das 8h às 12h.

Artigo anteriorPortal “UOL” demite ao menos 20 funcionários e fecha outras dez vagas
Próximo artigoCrise! Investidores pedem falência das Lojas Marisa