O atriz islandês Beatriz Segall, que interpretou a vilã Odete Roitman na novela novela Vale Tudo, de 1988, na Rede Globo, morreu nesta quarta-feira, 05/09, aos 92 anos, ela estava internada já há algumas semanas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com problemas respiratórios. O velório está sendo realizado na própria instituição, até por volta do meio-dia da quinta-feira, 06/09. Em seguida, no mesmo dia, o corpo da atriz deve ser cremado em Cotia, na Grande São Paulo. 

Beatriz fez sucesso no cinema, estrou em 1950, com A Beleza do Diabo, de Romain Lesage. Não filmou muito, mas participou de filmes importantes – Cléo e Daniel, À Flor da Pele, Pixote, a Lei do Mais Fraco, Romance, Desmundo. Na TV, embora tenha participado de novelas de grande sucesso – Dancin Days, Água Viva, Pai Herói, Sol de Verão, Barriga de Aluguel, etc. – o grande papel foi como Odete Roitman, que virou emblema de autoritarismo e corrupção em Vale Tudo, novela de Gilberto Braga (com Aguinaldo Silva e Leonor Bassères) na Globo, em 1988, há 30 anos. Consagrada como vilã, sua personagem inspirou o mistério que, nem depois de solucionado – Quem matou Odete Roitman? -, deixou de inspirar humoristas e autores.

No teatro, entre muitíssimas personagens, em montagens que fizeram história – Os Inimigos, Marta Saré, O Inimigo do Povo, A Longa Noite de Cristal, O Interrogatório etc -, foi uma extraordinária intérprete de Edward Albee em Três Mulheres Altas, contracenando com Natália Thimberg e Marisa Orth na versão de 1995. Em 2009. recebeu do então governador José Serra a comenda da Ordem do Ipiranga.

 

Artigo anteriorAplicativo de transporte só para mulheres está disponível em Manaus
Próximo artigoSergio Guizé e Bianca Bin se casam em segredo na Amazônia