Manaus –  Este ano, eleitores de todo o país irão às urnas para escolher seus candidatos aos cargos de presidente da República, senador, deputado federal, governador e deputado estadual. Ano também também das pesquisas eleitorais que atiçam a curiosidade tanto dos candidatos, como dos seus eleitores.

Foi pensando nisso, que o especialista em pesquisa de opinião pública, Eric Barbosa, conhecido como o ‘cara das pesquisas’ decidiu explorar o Estado do Amazonas para descobrir o que os eleitores pensam e como pretendem escolher os candidatos. Eric é diretor do Instituto de Pesquisas Pontual, e também do Portal de notícias ‘Pontual’. Nas eleições de 2016 e 2017 (suplementar) acertou todos os resultados.

Confira o bate-papo do Amazonas News com o ‘cara das pesquisas’.

Quem é o Eric Barbosa?

Sou especialista em pesquisa de opinião pública e descobri o universo das pesquisas na Fiocruz de Manaus, durante especialização e o mestrado na área de saúde pública. Em 2011, iniciei na área de consultoria política, com êxito após prever o resultado da eleição de alguns municípios. Tenho 32 anos, sou casado e pai de 2 filhos. E desenvolvo pesquisas estudos e conteúdo de informação através do Portal Pontual que já alcança mais de 80 mil seguidores no Facebook.

O que te levou a fazer pesquisas no Amazonas?

O que me motivou foi a paixão pelas pesquisas, ou seja, descobrir através do método científico, resultados, encontrar respostas, descobrir padrões e entender o comportamento dos dados, principalmente no âmbito eleitoral. Estudar e entender o movimento das intenções de votos é muito bom.

Como funciona o processo para a coleta desses dados?

O processo é extremamente técnico, a começar pelo treinamento da equipe de entrevistadores que deverão ir às ruas perguntar a opinião dos eleitores, precisam ser bem treinados, para não interferir no resultado. Além disso, temos a responsabilidade com o cálculo estatístico de amostragem, ou seja, ouvir a quantidade certa de pessoas.

Você gosta tanto assim de números? Porque exige toda uma atenção, certo?

O gostar de números é algo muito pessoal, pesquisas te possibilitam um exercício continuo de interpretar fatos, momentos e recortes. Muitas vezes, precisamos adotar mais de uma metodologia, como as pesquisas quantitativas e qualitativas, dependendo do objetivo e da resposta a ser respondida.

Quanto tempo leva em média para uma pesquisa ser concluída?

Uma pesquisa leva de 7 a 10 dias para ser finalizada, isso se for em Manaus, se for municípios, o tempo pode aumentar.

A gente sabe que as pessoas estão desacreditadas nessas pesquisas, você usa algum método para prender a atenção do entrevistado?

O eleitor está desmotivado e desacreditado com a classe política, os últimos episódios com o cenário nacional impactou o país todo. No Amazonas, na eleição suplementar, grande parte dos eleitores não foram as urnas votar, dentre os que compareceram, grande parte votaram branco e nulo. Precisamos considerar que se tratava de uma eleição solteira, porém, a eleição suplementar no Amazonas em 2017, se transformou em um ”case” de estudo para esta eleição de 2018.

O que o eleitor pode esperar das pesquisas deste ano no Amazonas?

Até o momento, Amazonino Mendes, David Almeida, Wilson Lima e Omar Aziz se apresentaram para a disputa, será uma boa disputa, que vai exigir muita habilidade de cada candidato, ganha vantagem quem melhor entender o momento e os critérios de decisão do voto que o eleitor está construindo.

Recentemente você publicou uma pesquisa realizada no Acre, como anda os números por lá?

Sim, fizemos um diagnóstico completo lá no Acre, encontramos um cenário com leve vantagem para Gladson Camelli seguido pelo prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre. Uma disputa interessante de se acompanhar. Aqui no Amazonas estamos desenvolvendo nosso diagnóstico, são mais de 3.800 eleitores entrevistados, em Manaus e os 9 maiores municípios do Amazonas, sendo: Coari, Tefé, Maués, Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Tabatinga e Beijamim Constant e Parintins. Em Manaus, abrimos uma “lupa” nas seis zonas, foram 2074 entrevistas.

A Pontual era um projeto meu que foi planejado e desenvolvido com toda a dedicação, temos pessoas muito comprometidas em nosso time que ajudam nessa construção. Hoje temos 02 pilares, que e o Instituto de pesquisas e o Portal de notícias com mais de 80 mil seguidores em crescimento orgânico. Na última eleição acertamos tudo que pesquisamos, e agora estamos concentrados e comprometidos para repetir o bom desempenho.

 

 

 

 

 

 

Artigo anteriorEstagiário é morto durante assalto em parada de ônibus no Aleixo, em Manaus
Próximo artigoTCE reprova as contas do Fundo de Aposentadoria e Pensões de Canutama