Mais de três mil pessoas foram atendidas, neste sábado (19/01), durante o “PAC Alternativo”, ação itinerante promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) – Unidade Compensa. Entre os serviços, foram oferecidos emissão de carteiras de identidade, certidão de nascimento, carteira de trabalho, cortes de cabelo e orientação psicossocial. 

A iniciativa teve a participação de órgãos parceiros como a Águas de Manaus, Eletrobras Distribuição Amazonas, Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) e Secretaria de Estado do Trabalho do Amazonas (Setrab). Ao todo, 3026 pessoas foram atendidas. Destas, 544 na emissão de documentos como carteira de identidade e certidão de nascimento, 24 utilizaram serviços da Eletrobras e Águas de Manaus, 1.236 pessoas fizeram fotografias, xerox e plastificação.

A população ainda pode ter acesso mais serviços gratuitos. Pelo menos 120 pessoas realizaram cortes de cabelo, 150 participaram de rodas de conversas e orientações jurídicas e psicológicas e 80 foram atendidas pela DPE-AM, dentre outros serviços.  Além disso, foram realizados 617 agendamentos de emissão de carteiras de identidade, de trabalho, seguro-desemprego e encaminhamentos de certidões de nascimento para os próximos dias.

O público também contou com serviços da Secretaria Adjunta de Direitos (Secadj) e Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM), ambas do quadro da Sejusc. Orientações a respeito dos direitos dos idosos, crianças e de mulheres vítimas de violência foram realizadas. O titular da Secadj, João Batista Nascimento, considerou a ação uma forma de aproximar o órgão da população.  

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) ofereceu serviços jurídicos como ações de divórcio, guarda, dissolução de união estável, registros públicos e investigação de paternidade. 

O defensor público geral, Rafael Barbosa, acompanhou as atividades e ressaltou o fortalecimento das parcerias entre o governo e a defensoria na busca pelo aprimoramento da assistência prestada à população. 

Artigo anteriorApós denunciar Datena, repórter não quer voltar para o jornalismo
Próximo artigoMorte de sargento da 18ª Cicom pode ser ‘queima de arquivo’, diz amigo