A gestão do Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, na zona leste de Manaus, realizou nestas duas semanas de julho melhorias na organização da unidade que permitiram retirar pacientes que ficavam internados em condições improvisadas nos corredores. Ação foi possível com a abertura de 43 vagas de enfermaria.

Para o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, a reorganização dos serviços das unidades para melhor atender à população tem sido uma constante da nova gestão. “A otimização de recursos, a reorganização dos espaços e boa gestão têm nos ajudado nesse sentido. Em algumas unidades, como o Platão Araújo, as mudanças são bem visíveis. Avançando muito nas soluções de problemas crônicos que esse governo encontrou na saúde, com a ajuda de todos, gestores e servidores”, disse o secretário.

O diretor do HPS, Márcio Rodrigues, que assumiu o cargo há 10 dias, explicou que o avanço foi possível apenas fazendo um reordenamento e melhor aproveitamento dos espaços na unidade, sem necessidade de qualquer gasto a mais com obra ou aumento de pessoal.

“Fizemos um reordenamento dos espaços que estavam sendo subutilizados, como depósitos e almoxarifado, e retiramos todos os materiais que ocupavam essas salas. Realizamos a pintura e sinalização e alojamos os pacientes, que deixaram os corredores e agora estão mais bem acomodados”, disse Márcio.

Mais leitos – O diretor diz ainda que uma reforma será realizada no primeiro andar no hospital, o que deve permitir a abertura de novos leitos. “Estamos estudando com a engenharia a possibilidade de reativar uma ala do primeiro andar, que deve comportar mais enfermarias, com a previsão de pelo menos 31 novos leitos”, comentou Rodrigues.

Nesse planejamento, o hospital também ganhará novas salas para consultas ortopédicas, área bastante demandada no hospital, disse o diretor. Entre outras benfeitorias previstas para serem realizadas na unidade, estão pintura interna e da fachada do prédio, sinalização dos corredores e sistematização do fluxo de atendimento dos pacientes.

Atendimentos – O Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo foi inaugurado em 2006 e oferta atendimentos em urgência e emergência (adulto e pediátrico) em média e alta complexidade, internação de cirurgia-geral, ortopédica e vascular, internação pediátrica, serviços de terapia intensiva (adulto e pediátrico), serviços de imagem (raio-x, tomografia e ultrassonografia), serviços de enfermagem e serviço social

Artigo anteriorEsposa do traficante João Branco chega a Manaus neste sábado escoltada pela PF
Próximo artigoALE aprova pacote de medidas do Governo para equilibrar contas públicas