Policiais militares do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), na manhã desta quinta-feira (11/03), detiveram o proprietário de um canil clandestino, também suspeito de maus-tratos a animais, no bairro Santo Agostinho, zona oeste de Manaus.

De acordo com o tenente PM Thiago Ribeiro, a polícia recebeu uma denúncia anônima relatando o funcionamento de um canil clandestino. Foi feita uma ação conjunta com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, a fim de analisar a irregularidade. Ao chegar ao endereço indicado, as equipes verificaram que o local não tinha documento expedido por órgão competente para funcionamento. A equipe técnica constatou ainda que os animais se encontravam em situação de maus-tratos, em ambiente insalubre e sem alimentação adequada.

Em razão das irregularidades, foi iniciado procedimento administrativo pelos órgãos competentes. A Polícia Militar encaminhou o responsável pelo canil para a Delegacia do Meio Ambiente (Dema) para os procedimentos legais cabíveis.

O Comando e Batalhão de Policiamento Ambiental orientam a população que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos configura Crime Ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas na lei.

Artigo anteriorMais de 500 pessoas foram flagradas em festas clandestinas na pandemia neste ano
Próximo artigoConsumo de oxigênio cai no Amazonas e estado desliga usinas em hospitais, diz secretário da Saúde