MANAUS – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensifica as ações preventivas ao período de inverno rigoroso na capital e realiza, nesta segunda-feira, 27/3, a manutenção da rede de drenagem na rua 2, no conjunto Renato Souza Pinto 1, bairro Cidade Nova, zona Norte.

São 12 servidores envolvidos na obra, executando a escavação da via para retirar os tubos danificados e substituí-los por novas manilhas em concreto.

Conforme o engenheiro e responsável pela obra, Érico Braga, há ligações clandestinas na rede de esgoto, vindo das residências, o que diminui a durabilidade da rede de drenagem.

“Estamos todos os dias na rua, executando e programando serviços. Nesse período de chuvas torrenciais, temos de priorizar as obras emergenciais, conforme determina o prefeito David Almeida e o secretário de Obras Renato Junior. Temos conversado com a população, fazendo um trabalho de conscientização, até para que não façam ligação de esgoto direto na tubulação de drenagem. A drenagem não é criada para isso, e sim, para comportar o fluxo de águas das chuvas”, explica Érico.

O esgotamento, conforme o engenheiro, é de competência da concessionária de água. “Nós intensificamos o trabalho que acontece de forma preventiva, evitando alagamentos. A prefeitura tem investido em novas tecnologias, para garantir maior durabilidade aos serviços executados”, ressalta.

Após a recuperação da rede de drenagem, a via receberá o serviço de reaterro, além da recomposição asfáltica do trecho atingido.

Os 17 Distritos de Obras da Seminf realizam serviços de pavimentação asfáltica, de recuperação e implantação de redes de drenagem profunda e superficial, de implantação de meio-fio e sarjeta, de construção de equipamentos como pontes e escadas, além da contenção de erosões.

Em paralelo, o programa “Asfalta Manaus” segue recapeando as ruas da cidade, com a meta de atender 10 mil vias.

Artigo anteriorJair Bolsonaro será presidente de honra do Partido Liberal (PL) a convite de Costa Neto
Próximo artigoPrefeito fiscaliza fase final dos serviços de recapeamento no conjunto Ayapuá