Manaus – Como parte do processo de constante avanço da comunicação e buscando reforçar a transparência dos gastos públicos, a Prefeitura de Manaus já conta com uma Web Rádio, que pode ser acessada diretamente no portal www.manaus.am.gov.br ou por meio de aplicativos de rádio (para Android e IOS) buscando por ‘Manaus Rádio Web’. Além disso, em fase piloto, a programação já é ouvida também no Terminal de Integração da avenida Constantino Nery, o T1.

Além de músicas de artistas regionais e nacionais, a transmissão apresenta, principalmente, a divulgação de notícias de ações e serviços realizados pelas secretarias, fundações e autarquias que compõem a estrutura do Poder Executivo municipal, em diversos formatos radiofônicos como reportagens, boletins, entrevistas e radiojornais. O novo serviço integra uma modernização na Comunicação institucional da prefeitura, iniciada em 2013 na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto.

“Nossa prefeitura trabalha com a realização de ações que sempre estão próximas do povo e, por isso, buscamos a melhor forma de manter a população informada. A Web Rádio vem somar com uma maneira democrática de comunicar sobre nossas atividades, aproximando o manauara, cada vez mais, do poder público”, declarou Arthur.

Desde fevereiro, mês em que entrou no ar – tanto pela internet quanto como sistema de som no T1 – a web rádio chegou a contabilizar em um único dia 37 mil acessos, segundo dados da empresa Trampo Marketing Digital, responsável pela execução do projeto. Ademais, enquanto acessam os serviços do portal da prefeitura, cidadãos, empresários e servidores podem ouvir a programação e ficar por dentro das notícias do município.

“A prefeitura não para. Sempre há ações de cidadania, campanhas de imunizações, processos seletivos para bolsas de estudo e outras tantas coisas que a população fica sabendo e participa por meio de um veículo de comunicação como esse”, enfatizou o secretário municipal de Comunicação, Eric Gamboa, acrescentando que a Semcom já estuda a expansão do serviço como sistema interno de som também para os Terminais de Integração 3, no bairro Cidade Nova, e 4, no bairro Jorge Teixeira.

Investimento em Rádio

Além da Web Rádio, a Prefeitura de Manaus conta, diariamente, com a distribuição de matérias jornalísticas, com trechos em áudio de entrevistas do prefeito, vice, secretários municipais e técnicos que contribuem para a melhoria da cidade, para as rádios comerciais, comunitárias e online da capital. Em horário comercial, também veicula o ‘Boletim Manaus’, um comercial de 1 minuto com quatro destaques de notícias que veiculam ao longo do dia.

Outra aposta, coordenada pela Semcom, é a produção e divulgação de Podcasts – notícias em áudio publicadas na plataforma Soundcloud. A Prefeitura de Manaus foi uma das pioneiras no uso do formato quando se trata de comunicação institucional na região Norte e, após uma pausa para reavaliações, volta a publicar notícias no endereço souncloud.com/prefeiturademanaus, que também podem ser ouvidas pelo portal e pela plataforma iTunes.

Artigo anteriorHidroavião cai em Nova Olinda. Duas pessoas sobreviveram
Próximo artigoDurante corrida, passageira é agredida e roubada por motorista da Uber em Manaus