Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o rei Charles III, do Reino Unido, na tarde desta segunda-feira (6).

Lula agradeceu ao monarca britânico os cumprimentos pela vitória nas eleições e os comentários positivos a respeito do papel do Brasil na agenda multilateral sobre a mudança climática e de desenvolvimento sustentável.

O presidente usou as redes sociais para informar sobre a conversa. “Falamos sobre a vontade de aprofundarmos parcerias e discussões entre nossos países sobre a questão climática e proteção do meio ambiente”, escreveu.

Uma nota oficial divulgada pelo governo brasileiro, ressaltou a fluidez da agenda bilateral nas áreas de comércio e investimentos, intercâmbio cultural e ciência e tecnologia, ressaltando, entre outros temas, a cooperação entre Fiocruz e a Universidade de Oxford na produção da vacina AstraZeneca contra a Covid-19.

Coroação

A coroação de Charles III está marcada para 6 de maio na Abadia de Westminster, em Londres. Mas a ida do presidente brasileiro à cerimônia não foi tratada na conversa.

Charles é rei desde o ano passado, porém receberá a coroa oito meses depois da morte da mãe, a rainha Elizabeth II. A rainha de 96 anos morreu em setembro de 2022, após um reinado de 70 anos.

Meio ambiente

A agenda ambiental é uma das prioridades do governo Lula. O presidente tem feito diversos discursos em defesa da preservação ambiental junto à comunidade internacional. Está no horizonte do mandatário que o Brasil atue como líder global de um movimento de países a favor de medidas para conter o aquecimento global e promover o desenvolvimento econômico sustentável.

Já o rei Charles III, desde que era príncipe, defende a necessidade de combater as mudanças climáticas para preservar o planeta para as próximas gerações.

Lula e Charles III

Desde 2009 o presidente Lula e o agora monarca Charles não têm um encontro oficial. Naquele ano, o então príncipe de Gales esteve em Brasília e os dois se reuniram no Palácio do Planalto.

Na posse de Lula como presidente em janeiro passadoa embaixadora britânica Stephanie Al-Qaq entregou uma carta na qual o rei felicitou Lula, destacou a “amizade calorosa” entre Brasil e Reino Unido e citou a necessidade de estimular o desenvolvimento sustentável e enfrentar as mudanças climáticas.

Fonte: Revista Fórum

Artigo anteriorMinistro Silvio Almeida diz que “guerra às drogas é um prejuízo mortal” e defende descriminalização
Próximo artigoPF vai apurar se Bolsonaro cometeu crime de corrupção passiva em escândalo das joias sauditas