Presidente Luiz Inacio Lula da Silva receb o presidente eleito do Paraguai, Santiago Pena, acompanahando pelo ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira e Enio Verri, diretor-geral da Itaipu Bi Nacional. | Sérgio Lima/Poder360 28.jul.2023

BRASIL – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta terça-feira (15), em Assunção, da cerimônia de posse do novo presidente do Paraguai, Santiago Peña. Candidato do Partido Colorado, Peña foi eleito no pleito realizado em 30 de abril, com 42,74% dos votos, e já visitou Brasília duas vezes este ano, em 16 de maio e 28 de julho, ocasiões em que manteve encontros com o presidente Lula.

O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai, país que abriga a terceira maior comunidade brasileira no exterior, atrás apenas de Estados Unidos e de Portugal. Estima-se que 245 mil brasileiros vivam atualmente em território paraguaio. A relação bilateral abrange temas de interesse estratégico para as duas nações, como a usina Itaipu Binacional, combate a ilícitos e comércio e investimentos recíprocos.

A participação do presidente Lula na posse se enquadra num contexto de retomada da política externa do governo brasileiro, com destaque para a valorização das parcerias com vizinhos continentais. O Brasil assumiu em julho a presidência do Mercosul, participou no mesmo mês de reunião entre os países latino-americanos (CELAC) e União Europeia e, na semana passada, foi anfitrião da Cúpula da Amazônia em Belém (PA). O evento reuniu líderes dos oito países amazônicos e convidados internacionais para debater as mudanças climáticas, a transição energética e a inclusão das mais de 50 milhões de pessoas que vivem na região.

Artigo anteriorPolêmica! Larissa Manoela diz que tinha só 2% de sociedade com os pais
Próximo artigo“Estamos assistindo ditador da toga fazer o que bem entende”, diz Silas Malafaia