As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegaram ao Amazonas por volta de 18h45 desta segunda-feira (18). Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou os imunizantes de São Paulo, e pousou na Base Aérea de Manaus, na Zona Sul.

A aplicação das vacinas deve começar nesta terça-feira (19), informou o governo. O Governo do Amazonas informou que repassará mais detalhes sobre o plano de vacinação às 20h desta segunda.

Ao total, o Amazonas recebeu 256 mil vacinas do Ministério da Saúde e outras 50 mil doses doadas pelo Governo de São Paulo. O número é diferente do divulgado pelo Ministério da Saúde, que informa 282.320 doses no total.

Até este domingo (17), em todo o Amazonas, mais de 230 mil pessoas foram infectadas pela Covid, e mais de 6 mil morreram com a doença. A capital enfrenta um colapso no sistema de saúde por conta de falta de oxigênio nos hospitais, lotados com novos casos de Covid.

Vacinação no estado deve começar nesta terça-feira (19).

Plano oficial será divulgado às 20h

O governo informou que irá apresentar oficialmente o Plano Estadual de Imunização Covid-19 às 20h desta segunda-feira. As informações devem ser repassadas em coletiva de imprensa no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Na semana passada, o governo já havia adiantado que durante a primeira etapa da campanha, um total de 1.154.504 pessoas de grupos prioritários devem ser vacinadas contra a Covid-19.

O Ministério da Saúde definiu que, nesse primeiro momento, serão vacinados profissionais de saúde, idosos que residem em instituições de longa duração, indígenas aldeados e pessoas com deficiência. A vacinação está prevista para ocorrer em quatro fases.

Após a chegada das vacinas no Amazonas, a programação é que em três dias alcance todos os municípios com deslocamento aéreo e terrestre, e em cinco dias aos locais com deslocamento apenas fluvial – neste caso, menos de 5% do total das localidades, conforme o governo.

Nos 62 municípios amazonenses, serão 794 salas de vacinação, das quais 495 já estão ativas na rotina de serviços de saúde.

A Polícia Federal fará a escolta da vacina entre até o local onde será distribuída para todos os municípios. As Polícias Civil e Militar farão a segurança do imunizante, bem como dos locais de vacinação.

Artigo anteriorAtriz Marieta Severo relata medo ao ser internada com Covid: ‘Eu abraço a vacina’
Próximo artigoSorteio da Campanha Nota Fiscal Amazonense é adiado para fevereiro