Mundo – Promotora da Alta Corte da Espanha pediu 2 anos e meio de prisão para o ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales. O emparedamento judicial ocorre por conta do beijo forçado na jogadora Jenni Hermoso, na comemoração do Mundial feminino conquistado pela Fúria no ano passado.

A promotora Marta Durántez apresentou denúncias de agressão sexual e coerção contra Rubiales pelas supostas ações após o beijo, segundo agências de notícias. Elas incluiriam pressão para a jogadora dizer que concordara com o beijo. Assim, a primeira acusação geraria pena de um ano de prisão e a segunda, de um ano e meio.

A agressão ocorreu em 20 de agosto de 2023, quando a seleção espanhola de futebol feminino comemorava o título mundial em Sidney (Austrália). Então, tanto a jogadora como suas colegas de time afirmaram que o beijo foi indesejado.

Rubiales e diretores da federação negam ilícitos

Rubiales, porém, sustentou que o gesto foi consensual. Irregularidades também foram negadas pelo ex-técnico da seleção, Jorge Villa, o diretor esportivo Albert Luque e o chefe de marketing da federação, Ruben Rivera. Todos foram alvos de denúncia por coagirem Hermoso a dizer que o beijo foi consensual.

O trio é alvo de pedido de indenização de € 50 mil (cerca de R$ 270 mil) a Jenni Hermoso. Igual valor é cobrado de Luis Rubiales.

Apesar do pedido de prisão, Rubiales não iria, necessariamente, para a cadeia com a pena. Isso porque a lei espanhola permite a suspensão de sentenças quando estas, isoladamente, não superarem 2 anos.

Fonte: midiamax.uol

Artigo anteriorPC-AM prende funcionário da Prefeitura de Anamã e ex-vereador por estupro de vulnerável
Próximo artigoSessão na Câmara é encerrada após confusão sobre caso Marielle Franco