Nesta quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República, a Praça XV de Novembro – a popularmente conhecida Praça da Matriz – será novamente entregue à população pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. O resgate histórico não estará somente na arquitetura, que foi revitalizada, a grande festa de reinauguração do espaço vai relembrar grandes momentos da música amazonense e já entrar no clima natalino, com a entrega da primeira Árvore de Natal da cidade. A programação se iniciará às 16h e o trânsito na avenida Eduardo Ribeiro, no trecho próximo ao Relógio Municipal, será interditado a partir das 6h.

Três grandes nomes da Música Popular Amazonense (MPA) cantarão no palco do evento. Lucilene Castro, Nunes Filho e Zezinho Correa farão um show assinado pelo maestro Paulo Marinho. A reinauguração da Matriz contará ainda com uma ‘Celebração de Bênção’, na presença do Arcebispo Metropolitano de Manaus, dom Sérgio Eduardo Castriani, além da presença do ministro da Cultura (MinC), Sérgio Sá Leitão, e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa.

O palco será montado na lateral da avenida Eduardo Ribeiro, próximo ao Relógio Municipal, ponto turístico que também será entregue à população totalmente restaurado. O acesso é gratuito. No repertório musical, canções como “Nossa Senhora” e “Emoções”, do Rei Roberto Carlos; “Amazonas”, de Chico da Silva; e “Aquarela do Brasil”, além das toadas como “Tic Tic Tac” e “Ritmo Quente”, com o cantor Zezinho Corrêa.

Devoto de Nossa Senhora da Conceição, Nunes Filho, se sente honrado em participar dessa grande celebração à Matriz. 

Os artistas farão suas apresentações em dois momentos, às 16h, na abertura, e às 18h20, após o descerramento da placa. O evento contará, ainda, com o coral de 30 alunos da Escola Municipal Don Jacson Damasceno, que fica no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus. Com idades entre 11 e 14 anos, os estudantes apresentarão canções populares como “Maria Maria” e “Amigo”, de Milton Nascimento; e o “Caderno”, de Toquinho, entre outras.

Trânsito

A avenida Eduardo Ribeiro será interditada a partir das 6h da manhã desta quarta-feira (15), no trecho entre as avenidas Sete de Setembro e Marquês de Santa Cruz. Quinze agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) vão monitorar o trânsito para garantir o acesso seguro de pedestres ao evento.

Segundo o diretor de Controle e Gestão do órgão, Sandro Moacir, o terminal central de ônibus não terá o trânsito interrompido. No entanto, os agentes do Manaustrans vão monitorar a circulação dos veículos nas vias do entorno e verificar a possiblidade de outras intervenções na área.

Natal do Abraço

Durante a reinauguração da Praça da Matriz também será entregue à população a primeira árvore de Natal da cidade. A árvore criada pelo artista plástico, Dã Alfaia, irá ter 16 metros de altura por sete metros de diâmetro. Terá ainda uma ambientação rasteira com 10 metros de diâmetro, que recebeu o nome de “Jardim de Estrelas” e contará com caixas de presentes, arabescos, laços e estrelas.   

“O conceito do Natal deste ano da Prefeitura de Manaus é o “Natal do Abraço”. Entendemos que o abraço é o gesto mais significativo do período de fim de ano, onde transmitimos os melhores sentimentos e desejos. E a entrega da Praça da Matriz é um grande abraço que a gestão do prefeito Arthur Neto está dando à cidade de Manaus. Não poderíamos escolher melhor data para inaugurar a decoração natalina da cidade”, destacou a vice-presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Mônica Santaella.

A árvore de Natal da Praça da Matriz seguirá o conceito tradicional, conforme o artista plástico, especialmente por se tratar do local em que ela ficará exposta. Conforme Dã Alfaia, a Praça da Matriz está sendo entregue à população repaginada, mas mantendo o seu conceito original. As árvores do entorno da Árvore de Natal também receberão decoração, elas devem formar um “Céu de Estrelas” e embelezar ainda mais o cenário montado para que as pessoas visitem e se encantem.

Nova Matriz

O espaço recebeu novas pinturas, instalação de bancos com icnografias da Belle Époque, instalação de gradis, iluminação, jardinagem, calçadas com pedras de São Tomé e as bancas de comida típicas, revista e o posto policial.

No antigo aviaquário foram encontradas pedras jacarés e lióz da criação original, vindas diretamente de Portugal. O local será isolado e sinalizado para visitação do primeiro achado arqueológico. As obras estão bem avançadas e respeitaram todas as recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

No futuro, o espaço receberá nova intervenção, assim como o chafariz, que, por conta do encerramento das atividades do programa federal “Monumenta”, ainda será restaurado.

Paisagismo

Para valorizar ainda mais o resgate da identidade do espaço, a prefeitura realizou um amplo trabalho de recomposição da arborização da Matriz. Foram 62 novas árvores plantadas e mais de dez mil mudas ornamentais distribuídas em 30 canteiros e jardins. Uma das novidades do projeto paisagístico do logradouro é a inclusão de oitizeiros no passeio público da rua 15 de Novembro, em frente ao Terminal da Matriz, com o plantio de 20 mudas da espécie. Ao todo, o conjunto arbóreo da Praça da Matriz agora conta com 163 árvores, incluindo as novas plantadas e as já existentes. O plantio integra as ações do projeto “Arboriza Manaus”.

E para que tudo fique pronto até amanhã (quarta, 15/11) a limpeza da Matriz também recebeu reforço, com 20 servidores intensificando as ações.

Artigo anteriorZona Norte de Manaus ganha reforço no policiamento com 51 viaturas revitalizadas
Próximo artigoDupla é detida em Novo Aripuanã por suspeita de assassinato