Em nova atualização sobre o nível do Rio Negro, a medição chegou aos 29,64 metros na sexta-feira (14) em Manaus, o que já representa a quinta maior cheia da história desde o início dos registros, em 1902. Não somente Manaus, ao menos outros 22 municípios amazonenses são atingidos pelo transbordamento do rio e seus afluentes, os igarapés da capital do Amazonas.

Áereas urbanas, longe da orla da região central da cidade ja começam a sentir os efeitos da subida do rio. Na área Centro-Sul, o Igarapé do Mindu, já afetou o trânsito em uma das principais via de ligação Norte-Sul. A Avenida Constantino Nery, teve um de seus retornos fechados após o asfalto ser tomado pela água, em frente ao shopping Millenium.

Outros 15 bairros também foram atingidos e as famílias levantam o piso das casas com madeiras e cada vez mais se aproximam do teto. A Prefeitura da cidade tem construído pontes, passarelas de madeira e ajudado com um alugel social, mas não tem dado vazão as necessidades.

Toda a cidade de Manaus está em situação de emergência, com ruas do Centro antigo totalmente alagadas e intransitáveis. A situação é realmente grave, até mesmo os atendimentos médicos móveis são utilizados; produtores locais de hortaliças e bananas perdem suas produções, moradores de alguns bairros só conseguem se locomover de canoas e muitos dependem das pontes de madeira para superar a cheia.

As bacias hidrográficas dos Rios Negro, Solimões e Amazonas apresentam situações críticas e o volume pode subir ainda mais nas próximas semanas.

Em 2012, ano da cheia histórica, o nível do Rio Negro era de 29,97m, hoje o nível de água alcançou os 29,64, faltam apenas 36 cm para igualar com a marca histórica de 2012.

Previsão é de mais chuva

Durante a semana que vem, a chuva continua e até o final do mês o norte do estado deve receber entre 100 e 150mm de chuva. A média Climatológica de Manaus é de 247mm para maio, até ontem (14), o município já acumulava 135mm.

Neste ano, o mês de março foi o mais chuvoso, com quase o dobro da média para o período: o acumulado foi de 587mm contra a climatologia de 300mm.

Artigo anteriorEx-rainha do Peladão a Bordo capota carro após postar vídeo consumindo álcool
Próximo artigoLula herda maioria de votos da ‘terceira via’ em 2º turno contra Bolsonaro, diz Datafolha