Manaus – Com a presença e incentivo da presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins dos Santos, do conselheiro Júlio Pinheiro e do procurador de contas públicas Ruy Marcelo, a Semana de Meio Ambiente do TCE-AM teve início no auditório do órgão, nesta segunda-feira (4). Também estavam presentes na abertura, o deputado estadual Luiz Castro, a subsecretária Municipal de Meio Ambiente, Aldenira Rodrigues Queiroz, o secretário municipal de limpeza pública em exercício, Eisenhower Pereira Campos, bem como professores da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Ao abrir oficialmente o evento, a conselheira-presidente Yara Lins dos Santos agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do evento, que reúne várias autoridades da área ambiental. “Temos de priorizar o cuidado com o meio ambiente, é uma questão de melhoria de qualidade de vida para todos nós. Devemos valorizar isso”, afirmou.

O conselheiro Júlio Pinheiro, responsável pela implantação do Departamento de Meio Ambiente do TCE (Deamb), ao falar na abertura  destacou sobre o papel dos Tribunais de Contas em relação à preservação ambiental. “A nossa Carta Magna coloca como competência dos Tribunais de Contas a fiscalização patrimonial, e devemos lembrar que a mesma Constituição coloca os grandes biomas brasileiros, o pantanal, a mata atlântica, a floresta amazônica, por exemplo, como patrimônios nacionais. Portanto o papel dos TCEs inclui o cuidado com o patrimônio ambiental, através do controle das licenças ambientais e das licitações”, explicou.

Membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Caama) da Assembleia Legislativa do Amazonas, o deputado Luiz Castro   lembrou de como os impactos ambientais, em geral, de médio a longo prazo, está, cada vez mais, bem mais próximos da sociedade e destacou a relevância do trabalho do TCE-AM nesta área: “Se é possível evitar os danos ambientais, o TCE pode e está ajudando muito nesse aspecto. Precisamos continuar levando a sério e nos dedicando cada vez amis às causas ambientais”, disse.

Após a abertura, o evento contou com a apresentação de visitas técnicas de servidores do TCE em parceria com professores da UEA e UFAM, a fim de avaliar a gestão de resíduos sólidos, bem como o tratamento de água e de esgoto no interior do Amazonas. Ainda há várias visitas a serem organizadas, que gerarão um relatório final da situação ambiental do interior e da capital amazonense.

Também foram apresentados projetos ambientais, como o Praça das Flores, realizado pelo publicitário Gilberto Silva, que revitalizou, com o apoio de sua comunidade, a praça de seu conjunto no bairro Planalto, reutilizando materiais diversos, como pneus, garrafas de plástico e geladeiras.

Aplicativo TCE/UEA é lançado

Fruto de acordo de cooperação técnica entre o TCE-AM e a UEA, o aplicativo de auditorias ambientais foi apresentado no evento. O projeto, com o nome provisório de Aplicativo TCE/UEA, permitirá aos técnicos e auditores do tribunal inserir as informações de suas visitas e inspeções técnicas digitalmente no aplicativo, que gerará automaticamente relatórios e gráficos.

Além de facilitar o trabalho dos servidores, a plataforma permitirá uma grande economia de papel, uma vez que os relatórios e questionários passarão a ser virtuais. Por enquanto, o aplicativo foi projetado somente para o sistema Android e está e fase de testes, mas em breve deverá ser lançado também para o sistema iOS.

Esta é a terceira edição da Semana do Meio Ambiente realizada pelo TCE-AM. As atividades se estenderão até o dia 08 de junho, havendo eventos na universidade federal e na estadual. Confira aqui a programação.

Artigo anteriorGreve Infinita: revoltados, passageiros depredam ônibus no Terminal 4
Próximo artigoCasal é preso com tablete de maconha e munições de uso restrito na zona Sul de Manaus