BRASIL – O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou, na quinta-feira (1º), um habeas corpus que pedia a soltura do prefeito de Borba, Simão Peixoto, preso desde o dia 29 de maio. A decisão foi publicada nessa sexta (2).

Peixoto é suspeito de chefiar uma organização criminosa no município amazonense e foi um dos alvos da ‘Operação Garrote’, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), que investiga a criação da organização. Segundo o MP, o Simão cometeu fraudes em licitação, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva na prefeitura de Borba.

A defesa do prefeito ao STJ alegava “fragilidade dos indícios mínimos de autoria e materialidade delitiva” que sustentassem a prisão do político, além da ausência de justa causa para o afastamento da função pública de prefeito.

O ministro João Batista negou o pedido e defendeu que o habeas corpus deve ser deferido apenas em hipóteses excepcionalíssimas, de flagrante violação ou ameaça ao direito de locomoção do indivíduo. O magistrado ainda citou um entendimento do próprio STJ, no qual a corte entende que não compete à mesma julgar habeas corpus impetrado contra decisão de desembargador que atua como supervisor na investigação em curso, como foi o caso de Peixoto.

*Com informações do g1

Artigo anteriorEx-funcionário da campanha de Joana Darc afirma que rolex usado por marido da deputada seria presente do presidente do Amazonas FC
Próximo artigoDeltan Dallagnol recorre ao Supremo contra decisão do TSE que cassou seu mandato