A Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) da Prefeitura de Barreirinha (a 330 quilômetros de Manaus) saiu ontem, 15, para realizar atendimentos de consultas médicas, odontológicas, vacinação, além de ações preventivas da Saúde aos ribeirinhos do município a partir desta quarta-feira, 16.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a equipe pretende ficar em média 13 dias atuando na Zona Rural, e a expectativa é que sejam realizados 5 mil atendimentos. Nessa viagem, a UBSF irá atender as comunidades do Rio Andirá que, de acordo com um levantamento de perfil epidemiológico feito pela Semsa, é o local onde as comunidades são mais dispersas e a dificuldade de acesso à saúde é maior.

Segundo o secretário de Saúde de Barreirinha, Dario Aguiar, o atendimento móvel dispõe de uma grande estrutura profissional para realizar os atendimentos. A equipe é formada por médicos, odontólogos, técnicos em enfermagem. Ao todo, são 25 profissionais evolvidos nessa ação. “Vale ressaltar que a viajem está sendo realizada somente com recursos próprios da Prefeitura de Barreirinha e estava somente aguardando o processo de credenciamento do veículo junto ao governo federal para que pudesse ser realizada”, completou Aguiar.

Distritos

Os trabalhos iniciam hoje, 16, contemplando os distritos de São João do Massauari, Samaúma Xibuí, Nossa Senhora de Nazaré, Nova Jerusalém, São Bento, distrito do Piraí, Tigre, Coatá, Ypiranga, Pindobal, distrito de Ariaú, Lírio dos Vales, São Marcos, Trindade, São Pedro, distrito de Santa Tereza do matupiri, Boa Fé, Ituquara, Boas Novas e São Paulo do Açú.

O prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas, já planeja as próximas viagens para facilitar os atendimentos e oferecer atendimento médico de qualidade aqueles que residem nas margens dos rios. “Era uma de minhas preocupações iniciar os atendimentos o quanto antes, infelizmente, enfrentamos os processos burocráticos que atrasaram essa ida. Agora tudo está pronto e vamos levar os atendimentos de assistência à saúde que tanto nosso povo precisa. Começamos pelo Rio Andirá e logo o Paraná do Ramos e as demais comunidades serão atendidas da mesma maneira”, explicou o prefeito.

Cronograma de Atendimento:

Dia 16- Comunidade base; distrito de São João do Massauari e as comunidades atendidas serão: Samaúma e Xibuí.

Dia 17: comunidade base: Nossa Senhora de Nazaré e as comunidades atendidas serão: Nova Jerusalém e São Bento.

Dia 18: comunidade base: Distrito do Ariaú e as comunidades atendidas serão: Tigre, Coatá, Ypiranga, Pindobal.

Dia 19: comunidade base: Coatá.

Dia 20: comunidade base: Pindobal com atendimento também a comunidade Ypiranga.

Dia 21: comunidade base: Distrito de Piraí.

Dia 22: comunidade base: Lírio dos Vales com atendimento também a comunidade São Marcos.

Dia 23: comunidade base: Trindade e São Pedro.

Dia 24: comunidade base: Distrito de Santa Tereza do Matupirí.

Dia 25: comunidade base: Boa fé e Ituquara

Dia 26: comunidade base: Boas Novas

Dia 27: comunidade base: São Paulo do Açú.

Artigo anteriorMulher expõe traição da mãe: ‘obrigada por ter ficado com meu marido’; veja
Próximo artigoForagido e condenado no RN, traficante com RG falso é preso em Manaus