A Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas realiza no dia 9 de abril, a partir das 8h30, o I Colóquio de Jornalismo com o tema ‘Fake news e a pós-verdade’. O evento, que marca as comemorações do Dia do Jornalista (7 de abril), ocorre no auditório Rio Negro do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) e terá como principal palestrante a Professora Pollyana Ferrari, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJPAM) e professores do Curso de Jornalismo da FIC também participarão dos debates.

Pollyana Ferrari revela que, embora fake news não seja algo novo, o termo “foi revigorado a partir da explosão das informações geradas ou compartilhadas nas redes sociais, pois houve um barateamento na produção e disseminação de conteúdos, saindo o polo emissor apenas das mãos dos jornalistas e ganhando escala entre os cidadãos comuns”. A palestrante é jornalista, doutora em Comunicação Social, professora da graduação em Jornalismo e da pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), ambos na PUC-SP. É autora de seis livros sobre comunicação digital.

Conforme afirma o diretor da FIC, professor Allan Rodrigues, as fake news e as chamadas pós-verdades tornam cada vez mais necessário o trabalho jornalístico de qualidade, pois a sociedade precisa estar bem informada para poder tomar decisões esclarecidas. “Por isso, a direção da faculdade e o colegiado do Curso de Jornalismo decidiram promover este importante debate, que não interessa apenas a nós jornalistas, mas à sociedade como um todo”, justificou.

Serviço:

Evento: I Colóquio de Jornalismo – “Fake news e a pós verdade”

Quando: Dia 9 de abril, às 8h30

Onde: Auditório Rio Negro – IFCHS / Setor Norte

Artigo anteriorFuncionário do Detran-AM é preso pela PM após ameaçar motoristas com arma
Próximo artigoHomem mata cachorro a facadas após o animal comer a refeição dele em Manaus