Se você deseja comprar algo e para tanto você tem que adquirir outro produto ou serviço é o que caracteriza a venda casada. Prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. A mesma situação é quando um fornecedor impõe a contratação de outros produtos ou serviços de empresas “parceiras”.

As empresas utilizam da necessidade do cliente para lhe imputar valores indevidos e não adiantar dizer, contratou por qual motivo? O consumidor é hipossuficiente, ou seja não tem condições de debate ou se impor, seja financeiramente ou tecnicamente contra as grandes empresas.

Aconselho o consumidor a guardar provas, ou seja os contratos, as contas, boletos, e-mails, reclamações, estas são primordiais para processo seja administrativo ou judicial para devolução do valor pago, muitas vezes em dobro, mais indenização por danos morais. Sim, o judiciário, inclusive em nível do Superior Tribunal de Justiça, entende que a imposição desta cobrança abala moralmente o cliente, que se sente lesado por ter pagado algo que não era de seu interesse, há também a questão punitiva, intuito de evitar que o fornecedor volte a realizar a ilegalidade.

Cito exemplos clássicos de venda casada:

  1. Cartões de crédito: É venda casada condicionar a concessão de cartões de crédito à contratação de seguros e títulos de capitalização;
  2. Financiamento de veículos ou imóveis: Obrigação de adquirir serviços de terceiros ou seguro que não se sabe nem a utilidade;
  3. Empréstimos: inclusão de seguro ou titulo de capitalização sem autorização ou por imposição;
  4. Telefonia: inclusão de seguros ou serviços de terceiros (musicas, mensagens) sem necessidade/pedido;

 

Espero que tenham gostado, informação é inteligência!

Autor: Luis Albert, Advogado especialista em Direito do Consumidor.

Site: http://www.luisalbertadv.com.br

Instagram: @luisalbertadv

Facebook.com/Direito do Consumidor – Manaus

Artigo anteriorCom excesso de passageiros, embarcação é impedida de prosseguir viagem para Parintins
Próximo artigoJovem tem duas paradas cardíacas e morre após evento de música eletrônica