Uma câmera de segurança registrou o momento em que dois homens fazem uma tocaia para atacar o jornalista Daniel Carniel, da Adesso TV, do Rio Grande do Sul, na última sexta-feira (14), quando chegava para trabalhar na emissora.

Carniel foi agredido na entrada da emissora, em Garibaldi, e entrou no ar logo na sequência, com o nariz ainda sangrando. Ele é responsável pelo programa “Prato Limpo”, semelhante ao “Balanço Geral”, da Record.

Na gravação, dois homens de boné estão sentados em frente ao prédio da TV, usando o celular. Um deles levanta e vai embora e o outro permanece no mesmo lugar. Ele levanta, aparenta estar falando com alguém ao telefone e adentra a recepção.

Às 12h47, Carniel entra na emissora. Cerca de 10 segundos depois, o outro homem sai correndo de dentro do prédio e, em seguida, o jornalista aparece com o rosto ensanguentado pedindo ajuda. Uma pessoa que passava em frente ao local corre em direção ao agressor.

Em nota, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) condenou o ataque.

“A Abraji denuncia e repudia essa agressão e cobra uma investigação rápida da polícia para que os agressores sejam punidos. É mais um ataque à liberdade de imprensa, numa escalada da violência física e moral contra os jornalistas brasileiros. Casos como o de Garibaldi não podem ficar impunes sob pena de incentivar esses tipos de agressão”, diz o texto da Abraji.

A Delegacia de Polícia de Garibaldi abriu um inquérito para investigar a autoria, as circunstâncias e a motivação do crime.

Artigo anteriorAnvisa decide nesta quinta-feira (20) sobre aplicação da CoronaVac em crianças
Próximo artigoMorre policial que foi baleado por criminosos no Jorge Teixeira, em Manaus